16 de março de 2007

Tecnologia da Informação e Marketing

Com o uso em grande escala da Internet nos dias atuais, aumenta a necessidade dos profissionais de Marketing em ter conhecimento sobre as diversas maneiras de interagir com o consumidor, que também é usuário da Internet e promove uma grande revolução no mercado.
Existem diversas maneiras de entregar ao consumidor virtual as melhores soluções para que sua vida seja facilitada durante sua Pesquisa por um produto ou serviço que lhe seja necessário.
Levar a Informação até o consumidor pode parecer uma tarefa simples, mas existem variáveis que mudam a maneira como o consumidor que vai em lojas e àquele que compra pela Internet, as experiências são diferentes e a relação desses consumidores com a empresa também muda.
Os profissionais de Marketing precisam estar preparados para ter em seu planejamento inicial que ferramentas utilizar na Internet, passando por:
  • Página da Internet (site): existem pontos que determinam os usuários que estarão dispostos a entrar no site, então a relação com o cliente é fundamental, da mesma forma em que a empresa possui uma loja física e parte para o comércio eletrônico, pode-se dar ao consumidor virtual um aspecto agradável, facilitando o encontro de informações, permitindo que o uso da página seja simples e que algumas dúvidas possam ser esclarecidas on-line, colocando um pessoal de atendimento que possa auxiliar o consumidor a obter mais informações do produto ou serviço que esteja procurando;
  • Banco de dados: a atualização constante das informações disponíveis ao consumidor no site são imprescindíveis, o sistema deve integrar-se por completo com as lojas físicas, como exemplo as livrarias, nenhuma pessoa gosta de entrar em um site, encontrar o livro, realizar a aquisição e receber a informação de que não há o livro, ou então buscar o mesmo livro em uma página, não encontrá-lo, utilizar-se de um sistema de busca e descobrir que o livro está disponível na loja e ao ir pessoalmente até a loja comentar com o atendente que no site da empresa a Informação é diferente, na página da empresa e no site de buscas, e quando o atendente procura na prateleira encontra o exemplar que buscou pela Internet; a confiabilidade dos dados colocados na Internet é vital, atualizar sempre torna-se obrigatório e a integração completa faz-se um ponto comum;
  • Comunicação: quem procura algo na Internet não têm muito tempo disponível para deslocar-se até a loja, a mesma Comunicação não pode ser usada, a abordagem deve ser feita para informar rapidamente, permitir que haja uma opção para conhecer melhor o produto e que somente as informações relevantes sejam mostradas, o aspecto visual é um dos pontos que pode auxiliar ou evitar que um consumidor visite o site, quanto mais direta e fácil de compreender, melhor será a Comunicação e o resultado obtido será positivo;
  • Distribuição: o envolvimento com o ambiente físico é natural, a Logística envolvida deve ser tratada com muito mais cuidado, limitar um raio de atendimento pode ser uma forma de melhorar a qualidade do serviço prestado;
  • Produto: a disponibilização dos produtos no ambiente virtual deve permitir que o consumidor encontre o que procura, deixar o banco de dados desatualizado pode ser um fator determinante para que ele busque o produto em outro local, o controle sobre a disponibilidade é fundamental, bem como as informações encontradas no site;
  • Diferenciais: ter um grande trunfo nas mãos e usá-lo para o consumidor virtual é bem-vindo, fazer com que esta ação torne-se presente em todo o atendimento, informação, contato e entrega dos produtos gera confiança e fidelização do cliente.
Sem conhecer um pouco de TI o profissional de Marketing pode acabar perdendo a oportunidade de entregar o melhor ao consumidor, seja pela facilidade de uso do site, pelo visual, pelas informações e até mesmo a entrega do produto em um prazo determinado.
A integração é fundamental, a organização deve estar focada em um objetivo comum e atender aos desejos e necessidades do consumidor, que hoje é muito mais consciente de seus direitos e detém em suas mãos o poder da Informação.