31 de março de 2007

Variações da imagem em Marketing

Para uma organização construir sua imagem diante do mercado pode levar tempo, exigir estratégias eficazes e permitir que o consumidor possa compartilhar dos mesmos conceitos ao definir qual é o "rosto" da empresa.
Em um mercado competitivo torna-se muito mais difícil recuperar uma imagem desgastada, ou realizar a transferência de uma geração de consumidores para outra, principalmente pela posição já conhecida pelos mais jovens e a necessidade de atualização constante na linha de produtos.
A imagem de uma organização cria um vínculo emocional com seu público-alvo, empresas que estão sempre trabalhando com um Segmento de mercado podem conquistar uma fatia de mercado que sempre estará se renovando.
O mais interessante é que algumas organizações ainda trabalham como no século passado, produzem da sua maneira e esperam os consumidores dirigirem-se até o ponto de venda para comprar um produto da sua Marca.
Com a, praticamente, infinita oferta de produtos e serviços, o consumidor irá optar por produtos que lhe tragam benefícios e tenham um Valor, levando em contas inúmeras variáveis e até mesmo a opinião dos amigos que já adquiriram os produtos desta ou daquela empresa.
Ao definir corretamente o Posicionamento da organização no mercado, também deve haver a relação com a imagem que se deseja passar, uma empresa que direciona sua produção para adolescentes não deve ser vista como um adulto.
Muitas organizações, que não revisaram suas estratégias, acabaram engessadas pelo consumidor em uma imagem pertencente ao passado, ou seja, em pesquisas realizadas algumas organizações têm sua imagem avaliada, quando relacionadas a pessoas, com uma pessoa com idade avançada, mesmo assim muito resistentes e que podem não atrair públicos mais jovens.
A tradição, antes realmente mais valorizada, hoje passa por transformações, como:
  • Ciclo de vida de produtos mais curtos: o consumidor irá adquirir o que lhe transmitir uma imagem mais positiva, muitas organizações optam por renovar constantemente a linha de produtos, com design diferenciados, atributos necessários e benefícios pontuais;
  • Materiais: o uso de matéria-prima que possa ser reaproveitada, reciclada, futuramente é um dos atributos que já é visto com ponto positivo para a imagem da organização, a cobrança natural do público-alvo deve ser recebida como um impulso ao sucesso;
  • Redes de relacionamento: os consumidores podem interagir com os demais e compartilhar suas experiências com os produtos ou serviços, as empresas podem manter um contato e ouvir o consumidor para que a evolução do produto traga os benefícios propostos e que agreguem Valor aos consumidores;
  • Feedback: manter o contato com o consumidor é fundamental, ouví-lo irá auxiliar em mudanças que trarão uma fatia de mercado maior, possibilitando à empresa entregar ao cliente o melhor produto ou serviços.
Logicamente cada organização pode tomar uma posição no mercado e ali permanecer como estratégia, deixando com que a concorrência possa evoluir livremente e tomar sua fatia de mercado.
A relação entre os benefícios e custos têm um grande poder decisivo, nenhum consumidor irá adquirir um produto que lhe transfira a imagem da organização, principalmente a imagem negativa.
O maior cuidado com a imagem da organização é saber posicioná-la corretamente e, com o tempo, revitalizá-la constantemente, da mesma maneira com que é feito com um produto ou serviço em seu ciclo de vida.