23 de março de 2007

A velocidade do Marketing

Todas as ciências passam por mudanças ao longo dos tempos, são evoluções tecnológicas, aplicações dos conceitos em novas áreas e adaptações ao ambiente em que são utilizadas.
Uma das ciências em que há uma evolução constante é o Marketing, sua base permanece praticamente intacta, mas os conceitos sofrem reformulações com o passar dos anos, um ato totalmente necessário, tendo em vista que o consumidor mudou, as organizações mudaram, as pessoas possuem muito mais conhecimento em inúmeras áreas e evoluir é vital para qualquer pessoa.
Com o passar dos anos e o crescimento dos dados disponíveis no mercado, o Marketing sempre está atualizando-se, novos pontos são agregados aos já existentes e permitem ao profissional de Marketing conhecer melhor:
  • O mercado: com o auxílio de programas (softwares) específicos, os dados podem ser analisados e inseridos em quantidades que uma pessoa levaria anos tentando encontrar a relação entres eles, com isso o profissional de Marketing consegue entender melhor o momento atual e apontar as tendências;
  • O consumidor: o comportamento do consumidor sofreu alterações muito significativas ao longo dos anos, com o advento da Internet pôde-se perceber mais claramente as mudanças e novos campos que podem ser explorados para realizar uma Comunicação eficiente com o consumidor, a interação entre o cliente e a empresa são mais rápidos e permitem novas formas de feedback;
  • A concorrência: quanto maiores as informações obtidas sobre as demais empresas no mercado, melhor, é possível perceber claramente que não há mais tempo suficiente para lançar um produto no mercado e manter-se isolado por muito tempo, os produtos similares lançados pelos concorrentes têm um tempo muito menor atualmente, o que faz com que algumas organizações lancem produtos constantemente para substituir um produto seu, tomando seu próprio mercado, como exemplo os aparelhos de telefonia móvel (celulares), em que a constante mudança faz-se necessária para a sobrevivência da organização;
  • Pesquisa e desenvolvimento: o Marketing possibilita às organizações converter os dados coletados em informações altamente valiosas, trazendo para a Pesquisa uma importância vital, especialmente quando voltada para o desenvolvimento de novos produtos e serviços ou mesmo para melhorar os processos produtivos, de atendimento, logístico etc.;
  • Atendimento: há alguns anos o atendimento não recebia o devido Valor, atualmente é um dos pontos mais valorizados pelo consumidor e é um dos principais fatores que possibilita a fidelização do cliente, muitas organizações ainda não compreendem quais são as oportunidades em um atendimento muito bem feito; também percebe-se que o consumidor está cada vez mais exigente, conhece profundamente o produto e troca informações com seus amigos que já compraram o produto ou serviço.
Todas as áreas do Marketing necessitam conhecimento, aprendizado constante e devem facilitar a elaboração do planejamento de Marketing, mantendo o foco e permitindo à organização um diferencial com relação à concorrência.
Enquanto houver consumidores dispostos a adquirir produtos ou serviços, haverá a necessidade de evolução do Marketing, em todas as suas áreas, mantendo sua base sólida e trazendo para os dias atuais os conceitos já conhecidos.
Com o passar dos anos há evolução em todos os setores, áreas e organizações, com o Marketing não pode ser diferente, o mais interessante é que este momento passa por uma evolução mais acelerada, onde não há tempo para perder e muito menos errar nas decisões estratégicas.
O volume de informações é gigantesco, a necessidade de conhecer e relacioná-las é fundamental, principalmente porque cada dado interfere diretamente no resultado do outro e na percepção de mercado obtida pelo profissional de Marketing e a organização.