13 de abril de 2007

Aliança estratégica de Marketing

Em mercados altamente competitivos, com produtos ou serviços que possuem um maior Valor para o consumidor, fazer uso de alianças estratégicas é uma saída muito interessante, possibilita que duas ou mais organizações tenham benefícios.
A formação das parcerias é dada em um momento onde as organizações buscam soluções viáveis para ganhar uma fatia de mercado maior ou buscam ampliar a fidelização dos consumidores, o que ocorre quando toda a estratégia está muito bem alinhada pelas empresas envolvidas.
Diante das inúmeras possibilidades de escolha, a Comunicação é um fator determinante para o sucesso da aliança, mesmo que em um primeiro momento pareça um investimento maior.
Atualmente é muito comum perceber que as empresas optam por fazer alianças quando, em suas pesquisas, encontram uma similaridade entre o público-alvo, região ou os produtos acabam complementando-se.
Logicamente existem empresas que obrigam o consumidor a levar o que não deseja, criam a venda casada e nunca mais terão o consumidor em suas lojas.
Por outro lado, quando executada de maneira correta e ética, a aliança estratégica só traz benefícios, para o consumidor e para as organizações, comprovando que buscar diferenciais é mais um passo no rumo do sucesso no mercado.
Enquanto houver capacidade de raciocínio e aplicação das informações para se elaborar a aliança, pode-se também gerar uma parceria envolvendo um número maior de organizações, oferecendo ao cliente uma oportunidade de adquirir produtos ou serviços, sem forçá-lo ou obrigá-lo a aceitar.
Existem empresas que formam as alianças e muitas pessoas não compreendem como pode dar certo quando o ramo de negócios é muito diferente, o que fica mais visível e fácil de compreender pelo cliente é quando as alianças são complementares, como:
  • Automóveis: as revendedoras de automóveis formam parcerias com seguradoras ou com lojas especializadas em películas, o que acontece é que na aquisição do veículo, o consumidor têm a sua disposição a indicação de um serviço complementar, ficando a cargo de sua escolha aceitar ou não;
  • Alimentação: alguns pontos de venda, como lanchonetes, pizzarias etc., podem criar uma campanha conjunta, permitindo ao cliente escolher onde utilizará seus bônus ganhos em um dos locais, da mesma forma pode haver uma pizzaria que forme parceria com uma locadora de filmes, onde a entrega pode ser feita por uma terceira empresa que deixará na casa do consumidor os produtos.
Da mesma forma com que podem ser direcionadas a um mesmo produto ou complementação do mesmo, podem haver parcerias que não são interligadas, como por exemplo:
  • Postos de gasolina e pizzarias;
  • Lojas de automóveis e lojas de roupas.
Antes de efetuar a parceria, todo o planejamento da aliança estratégica deve ser muito bem definida, trazendo objetivos, valores (não monetários) e duração, pois as alianças podem ser utilizadas em breves períodos ou mesmo estender-se.
Um dos pontos mais relevantes é a percepção clara dos benefícios trazidos pelas alianças, seja para o cliente ou para as organizações, este modelo permite uma interação maior no mercado e dá as empresas a oportunidade de diferenciar-se, ampliar sua fatia de mercado e fidelizar clientes.
Mas como todas as decisões, são necessárias pesquisas, estudos aprofundados, profissionais bem preparados e planejamento.
As oportunidades de mercado sempre estarão disponíveis, mas somente com muitos estudos, pesquisa e dedicação são encontradas e aproveitadas.