16 de abril de 2007

Aprofundando o relacionamento com o cliente em Marketing

Todos os dias existem milhares de contatos entre as empresas e seus clientes, são informações trocadas, dados que são transferidos por pesquisas e interações pessoais, possibilitando que a fidelização seja um meio de reduzir as oportunidades da concorrência de conquistar seus consumidores.
Em um mercado com uma grande concorrência, elaboram-se estudos para conhecer melhor o cliente, atendê-lo da maneira como ele gosta de ser atendido, pois cada pessoa é diferente e existem comportamentos específicos para cada grupo.
Com um mercado muito ativo, inúmeras opções de escolha e produtos cada vez mais iguais, na visão do cliente, podem surgir ações que diferenciem a relação consumidor-empresa.
Aprofundar o relacionamento é um dos grandes pontos que todas as organizações procuram, praticamente formando uma parceria com seu cliente, deixando-lhe à vontade para sugerir mudanças, encontrar o ponto de venda mais adequado e qual é a forma de Comunicação que o cliente quer receber.
Conhecer o consumidor é a melhor forma para que as ações individualizadas sejam bem aceitas, realizar pesquisas constantemente e deixar Canais para a Comunicação direta do cliente com a organização é uma grande forma de se obter um feedback, para que a ação seja avaliada, melhorada ou então modificada.
Uma das maneiras de encantar o consumidor é atendê-lo como se fosse o único cliente, realmente cada pessoa é única e requer cuidados específicos, levando-o a perceber sua valorização e a atenção dada durante todo o relacionamento.
A duração dos relacionamentos têm forte influência da cultura da organização, pois sem um relacionamento interno excelente, não há como dar ao consumidor uma relação de boa qualidade.
Os relacionamentos internos são tão importantes quanto a relação com o cliente, os primeiros consumidores da empresa são seus colaboradores, em um ambiente que não possibilita o bem estar das pessoas não há como solicitá-las que façam ao cliente o que não recebem.
O respeito é fundamental, as questões que envolvem as diferenças entre as pessoas devem ser levadas em conta em todas as áreas da organização, da mesma forma com que seus colaboradores são diferentes e reagem de maneira diferente aos estímulos, o cliente têm a mesma reação.
Uma das grandes fontes de aprendizado das empresas está diante de seus olhos, muitas vezes não percebida ou sequer recebe a atenção quando conhecida a fonte.
As mudanças nas organizações permitiram uma melhoria no atendimento ao consumidor, mas com a consciência atual dos clientes, não há como deixar para depois o aprimoramento da própria organização.
Inúmeros relacionamentos são rompidos, os pontos mais abordados incluem atos como não ouvir o cliente, não atendê-lo de maneira satisfatória e apenas preocupar-se com a empresa, algo que limita o crescimento da fatia de mercado e melhoria em tudo o que é produzido pela organização, desde a matéria-prima até o atendimento ao cliente.
Enquanto algumas empresas definem que seu relacionamento com o consumidor é vital, podem ser vistas razões que permitem compreender mais claramente os objetivos e a visão com que o profissional de Marketing trata o mercado.
As melhores formas de aprofundar o relacionamento são:
  • Conhecer seu cliente;
  • Encantá-lo em momentos especiais;
  • Manter um histórico da relação;
  • Melhorar o relacionamento interno da organização;
  • Realizar pesquisas constantes;
  • Ouvir o consumidor.
Cada empresa pode melhorar constantemente, pode trazer o consumidor para dentro da organização, como uma grande parceria, pois sem o consumidor não há razão da empresa estar no mercado, independente do negócio, do setor e da dimensão da empresa.
Lidar com pessoas requer inúmeros cuidados e uma organização só pode oferecer aquilo que pratica diariamente.