18 de abril de 2007

As pessoas por trás do Marketing

Marketing é uma ciência, e como as demais necessita de pessoas que a façam evoluir, aprofundar os fundamentos e compreender como o mercado está, quais são os desejos e necessidades do consumidor, os ciclos, pesquisas etc.
Para que o Marketing seja devidamente compreendido, devem ser realizados muitos estudos, como se sabe um profissional de Marketing é um estudioso, onde a dedicação e paixão pelo Marketing permitem ampliar os horizontes e melhorar continuamente.
Existem grandes autores, já renomados, conhecidos mundialmente e que permitiram ao Marketing evoluir, da mesma forma com que existem aqueles que estão iniciando sua carreira e trazem propostas atualizadas, permitindo que o Marketing seja trazido para o mundo contemporâneo.
Com o passar dos anos diversos autores ampliaram os conceitos, que para alguns são difíceis de serem compreendidos, então são utilizadas as mais diferentes formas de Comunicação, até antes inimaginadas para o compartilhamento do conhecimento em Marketing.
A Internet é um dos principais veículos que permitem visualizar onde existe Marketing, onde são encontrados artigos, textos, pesquisas etc., desenvolvidos e detalhados por autores, como:
Cada autor traz para a sua realidade os conceitos do Marketing, com muitos estudos de mercado, pesquisas, relacionamento com os clientes etc.
É fato saber que cada mercado possui características próprias e únicas, as diferenças culturais influenciam, as ferramentas para a Comunicação, Distribuição, são utilizadas de maneiras específicas, direcionadas para aquela realidade de mercado.
Com o passar dos anos o Marketing continuará evoluindo, muitos conceitos terão acréscimos ao longo do tempo, novas percepções serão inseridas e a amplitude do Marketing só tende a aumentar.
Diante das diversidades no mundo, o profissional de Marketing deve estudar constantemente, pesquisar e aprender sempre, e sua parcela de contribuição faz-se presente no quotidiano dos consumidores.