20 de abril de 2007

Avaliação das forças em Marketing

Conhecer as próprias forças da organização é um dos princípios básicos para iniciar o processo de comparação entre empresas, mesmo que em um primeiro momento haja dificuldade em determinar realmente o que é uma força para a organização naquele mercado.
Os estudos que envolvem a empresa são necessários constantemente, acompanharam a execução dos planejamentos permite avaliar de maneira mais precisa quais são as características que dão à organização um destaque perante a concorrência.
As comparações devem ser utilizadas para que toda a organização saiba quem são seus concorrentes, o que eles possuem de bom e quais são as oportunidades que deixam para as demais empresas no mercado.
Todas as pesquisas realizadas têm, obrigatoriamente, a função de auxiliar a melhoria contínua da organização, como:
  • Os investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos e serviços: cada organização investe para buscar diferenciais, evidenciar a sua excelência perante o consumidor e o mercado, por isso cada novo estudo realizado abre uma gama de opções e dá à organização a oportunidade de mercado que tanto é buscada, logicamente os profissionais devem acompanhar o desenvolvimento do mercado e suas tendências;
  • Planejamento: todas as ações devem ser frutos do planejamento, elaborado e revisado posteriormente, determinando em que momento serão realizadas as pesquisas, que concorrentes serão avaliados, que fatia de mercado é desejada etc.;
  • Comunicação: da mesma forma com que conhecer suas forças, cabe a organização informar ao consumidor claramente as forças que a empresa possui perante os demais produtos e serviços no mercado, a ética é fundamental neste ponto;
  • Aprendizado: uma organização que aprende têm maior facilidade em encontrar suas forças, dar ênfase e crescer, desenvolvendo-se e permitindo que os colaboradores tenham uma participação real em todo o processo.
Avaliar as forças é conhecer profundamente quem se é, isto vale para pessoas e empresas, mas que devem servir como um ponto de referência, permitindo que o conjunto possa ser desenvolvido e aproveite as oportunidades existentes.
Cada organização possui forças que motivam a superar a concorrência, agregam Valor ao que é ofertado e permite um desenvolvimento natural.
Permitir que cada uma das forças seja cada vez mais desenvolvida é buscar o conhecimento sobre a empresa, seus colaboradores, a cadeia de Valor etc., da mesma forma com que é importante aumentar a força com o passar dos anos, para que a, então antiga, força, não torne-se uma fraqueza.