1 de abril de 2007

Conveniência em Marketing

A cada novo passo dado pelas organizações, deve-se estar atento ao cliente, entregar-lhe os produtos ou serviços de maneira ágil, eficaz e pontual, desta maneira a conveniência para o consumidor torna-se um grande diferencial, para referência com os concorrentes ou para a satisfação de seus desejos e necessidades.
Em um ambiente em que existem muitos concorrentes, estar presente de maneira a atender prontamente o consumidor é fundamental, não devem ser deixadas brechas que permitam a entrada de uma outra organização em sua fatia de mercado.
Para consolidar e manter a fatia de mercado já conquistada, devem ser seguidos alguns passos já definidos no planejamento da organização, entre eles:
  • Distribuição: com a presença dos produtos no ponto de venda, torna-se mais fácil ser visualizado pelo consumidor, também auxilia a ficar a Marca e trazer a fidelização do cliente com os produtos e serviços ofertados pela empresa;
  • Comunicação: o tempo escasso é um dos grandes influenciadores de uma Comunicação eficiente, deve-se saber o que o cliente deseja e passar-lhe a Informação correta, aliada a uma boa Distribuição o produto será encontrado de maneira mais fácil pelo consumidor;
  • Segmentação: delimitar a área de abrangência da empresa é importante para que o público-alvo seja atendido prontamente, sem exceder ou deixar faltar o produto, logicamente devem ser realizados estudos constantes para avaliar o tamanho da fatia de mercado já conquistada e também prospectar novos clientes;
  • Foco: as estratégias bem definidas permitem ao consumidor a comodidade de adquirir o produto rapidamente, o foco da organização deve incluir o consumidor, a rede de Distribuição etc.;
  • Cadeia de Valor: os atributos e características dos produtos entregues ao consumidor são frutos de uma cadeia de Valor muito bem elaborada, permitindo que todo o processo de elaboração dos produtos e serviços seja muito bem focado, tenha qualidade e atenda às necessidades do consumidor.
Diante das implicações naturais que surgem às organizações, percebe-se que todo o processo logístico pode ter um grande impacto na conveniência dada ao consumidor pela organização, sabe-se que não há como atender todo o mercado, por isso definem-se Segmentos de mercado para atender com eficácia os desejos e necessidades do consumidor.
A utilização do geomarketing pode ser um dos grandes passos dados para elaborar as estratégias e atender plenamente o cliente, trazendo todo o conhecimento da organização para o seu negócio.
O atendimento do consumidor é crucial para fidelizá-lo, também existem fatores como a troca de informações com amigos que direcionam para este ou aquele ponto de venda de um produto, pois a experiência tem um impacto muito presente na vida do consumidor.
Para que a conveniência traga um diferencial real para o consumidor, deve-se tratar de forma ética e pontual o atendimento ao consumidor e aos desejos e necessidades, e sua mensuração é possível através do feedback, seja ele por telefone, e-mail, carta ou direto.
Ouvir o consumidor permite às organizações aprender e encontrar as grandes oportunidades de mercado antes da concorrência.