3 de abril de 2007

Diferenças em Marketing

Muitas são as fontes de conhecimento dentro do Marketing, algumas delas estão próximas e a troca de informações são fáceis, da mesma forma com que o complemento de idéias é presente, até mesmo dentro de uma organização que ainda utiliza departamentos que não se relacionam.
De acordo com o foco utilizado, pode-se compreender claramente as necessidades de troca de informações, de complemento de dados ou geração de novos conceitos.
Para lidar com Marketing exige-se um conhecimento aprofundado, cada organização deve seguir seu caminho e estudar a concorrência, da mesma forma com que é estudada pelos demais.
Com as inúmeras aplicações do Marketing dentro das organizações e mercado, podem surgir formas diferenciadas de aplicar a mesma teoria dentro do negócio da organização, da mesma forma com que existem pontos de vista que irão ser determinados por fatores como:
  • População: a densidade demográfica poderá determinar a estratégia a ser usada, as opções por Marketing de massa, Segmento ou nicho devem estar presentes no planejamento, essas informações darão o foco que deverá ser usado;
  • Comportamento: as diferenças de comportamento do consumidor são altamente relevantes, mas existem grupos formados por comportamentos similares e que permitem definir claramente um produto ou serviço para ser ofertado a este público-alvo;
  • Cultura: cada região, mesmo dentro de um país pode ter diferenças muito perceptíveis, que influenciam diretamente na escolha dos produtos e serviços, influenciam a propaganda a ser utilizada, as mídias e a Comunicação deve ser clara para o público-alvo.
Nos diferentes mercados percebe-se que o uso do Marketing recebe muita influência do consumidor, as reações a uma campanha de Marketing, ao apelo existente na Marca, aos benefícios, usos e aplicações etc., são fundamentais para que o Marketing funcione plenamente.
Alguns exemplos que podem ser citados são:
A diferenciação em Marketing é um ponto-chave para destacar-se no mercado, muitas são as formas de se fazer, mas sempre devem ser buscadas as informações de mercado e atender aos desejos e necessidades do consumidor.