6 de abril de 2007

Filosofia de Marketing

Todos os seres vivos têm a capacidade de refletir, analisar o ambiente que os cerca, os diferentes indivíduos e o que é importante para a sobrevivência, da mesma forma com que as empresas o fazem diariamente quando bem estruturadas e preparadas.
As organizações são compostas por pessoas, que buscam conhecimento, agregam Valor aos produtos, conhecem profundamente a visão de futuro da empresa, quais são as melhores estratégias, que Comunicação usar etc.
Diante de muitos dados é natural que alguns colaboradores não compreendam completamente todo o processo existente no Marketing, a dedicação do profissional de Marketing, os constantes estudos, o conhecimento adquirido, as pesquisas realizadas e a Filosofia incluída.
Para algumas pessoas a Filosofia pode ser deixada de lado, mas uma empresa que não pensa torna-se alvo fácil da concorrência, da mesma forma com a qual as estratégias são utilizadas para conquistar uma fatia maior de mercado, comunicar-se com o cliente e atualizar-se diariamente.
O complemento que existe entre as duas ciências, Marketing e Filosofia, pode parecer muito distante da realidade de muitas organizações, a cultura organizacional pode não permitir que o exercício do pensar mantenha-se constante.
O ato de pensar é o principal fator que leva a buscar soluções, entregar ao consumidor o melhor produto, entender as pesquisas e continuar no mercado.
Dentro do Marketing existem variáveis que, sem a Filosofia, perdem o sentido, como:
  • Pesquisa: para alguns apenas números, para um profissional de Marketing são a fonte do conhecimento mais aprofundado do consumidor, permitindo entender o que o mercado deseja, quais são os valores mais importantes, que alterações o produto pode ter para atender aos desejos e necessidades do cliente da melhor forma possível e como manter-se a frente da concorrência;
  • Visão: todas as organizações têm um objetivo a atingir (o que se pretende ser quando crescer), desta maneira percebe-se claramente a Filosofia em Marketing, pois a definição da visão se dá com base no conhecimento;
  • Missão: a razão de ser da organização, qual é a sua principal função no mercado, sem este pensamento não há motivos para deixar a empresa no mercado, da mesma maneira com que as pessoas têm uma missão, a organização deve conhecer a si própria e definir claramente o motivo de estar viva no mercado;
  • Estratégias: uma estratégia não surge do nada, o conhecimento, os estudos e a capacidade de interpretar os dados de uma Pesquisa auxiliam no pensamento, nas decisões tomadas e nos caminhos a serem seguidos no mercado;
  • Ética: os valores são primordiais, uma empresa deve construir seu caminho de maneira íntegra, justa e que respeite o consumidor, seus colaboradores e o mercado;
  • Cultura organizacional: cada empresa têm um conjunto de fatores que estão presentes na sua cultura, da mesma forma com que uma família mantém suas tradições, uma cidade têm um modo de viver diferentes ou as crenças, costumes e comportamentos estão presentes diariamente na vida de todos, assim, uma empresa deve definir claramente um modelo e seus colaboradores devem conhecê-lo profundamente, para que toda a organização possa desempenhar suas funções plenamente.
Em um mercado globalizado, com uma concorrência muito alta, um consumidor muito mais instruído com relação aos produtos e serviços, deve-se ter dentro da organização um modelo que permita sua continuidade no mercado.
Analisar dados é um dos pontos iniciais para se conhecer o mercado, as informações estão disponíveis para todos, não existe mais espaço para empresas despreparadas e que não pensam.
Da mesma forma com a qual as pessoas tomam decisões com base em informações, as empresas devem aprender constantemente, principalmente porque são formadas por pessoas e sem aprender não há como pensar.
Desta maneira percebe-se que o Marketing é realmente necessário a empresa, a Filosofia não pode ser deixada de lado e o conhecimento deve ser continuamente buscado pela organização.