17 de abril de 2007

Marketing direcionado a customização

Com as transformações que o mercado têm passado, percebe-se que um dos grandes diferenciais das organizações é permitir a customização de produtos pelos consumidores, uma ação que permite a fidelização e que torna exclusivo o produto.
Esta mudança no mercado traz às empresas uma quantidade muito maior de dados, apontando as tendências e o nível de conhecimento do consumidor.
Logicamente a customização acaba por elevar o grau de relacionamento entre o cliente e a empresa, formando uma parceria antes pouco imaginada, mas que atualmente é aceita e algumas organizações nascem justamente focadas em customização de produtos.
Para se ter uma idéia, em um tempo não muito distante, havia a necessidade, especialmente jovens, de pertencer a um determinado grupo, as organizações produziam quantidades elevadas e os grupos eram formados por aqueles que possuíam o referido produto.
Com a chegada da customização, os produtos têm uma base, mas chegam a serem modificados completamente pelo consumidor, como exemplo:
  • Calçados: existem fabricantes que permitem ao cliente visitar sua página na Internet (site), escolher quais serão as cores do calçado (especialmente os pares de tênis), como será o material utilizado, o tipo de solado e chegam ao ponto de permitir a gravação do nome da pessoa no produto; desta maneira a customização chega a um ponto em que a Marca do produto é apenas um detalhe quando comparado ao nome de alguém gravado no produto;
  • Automóveis: uma tendência que vai contra as teorias de Henry Ford e sua célebre frase; há países, como o Japão, onde a produção de automóveis já é direcionada para que não haja um carro igual ao outro ao final da linha de produção, ou seja, os acessórios, cores, motores, rodas, pára-choques etc. são elaborados pelo cliente, e com isso, não há como encontrar um carro igual ao outro tão facilmente, se é que existe, no Brasil percebe-se que o tuning é uma das formas de se customizar o automóvel, mas as montadoras já disponibilizam uma gama de acessórios para aqueles que adquirem os produtos pela Internet, diferindo do modelo utilizado pela Mercedes e sua parceria com a AMG, onde o cliente adquire o produto junto a Mercedes e o customiza, enviando-o até a AMG para concretizar o seu sonho de possuir um carro com um visual próprio;
  • Internet: com o surgimento da Web 2.0 percebeu-se uma tendência onde o usuário cria seu conteúdo, traz para a sua página o que mais lhe interessa, as informações estão disponíveis para todos e criam-se redes, o relacionamento entre os usuários também determina o que é interessante, agrega Valor e diferencia o conteúdo de sua página das demais, uma grande prova é que em 2006 a escolha da revista Time para o destaque do ano foi o usuário (destacado em sua capa como "você"), mas ainda há muito para ser feito, existem serviços como o Meu Yahoo! onde o usuário têm em mãos o conteúdo que deseja, desde a informação da chegada de um simples e-mail até mesmo cotações de ações em bolsas de todo o mundo, tudo selecionado pelo usuário e que pode ser disponibilizado em posições organizadas pelo cliente.
Customizar é muito mais do que deixar o cliente montar seus produtos, é relacionar-se profundamente com o consumidor, encontrar novas soluções e abrir caminhos dentro de mercados já saturados.