23 de abril de 2007

Marketing e cadeia de suprimentos

Estudar é um prazer para os profissionais de Marketing, naturalmente o grande diferencial é buscar o conhecimento em diversas áreas, principalmente quando toda a organização é formada devido à união dos colaboradores em busca de um objetivo comum.
Assim como conhecer e estudar constantemente o Marketing, deve-se também trazer para o seu conhecimento o que é importante e trará vantagens para toda a organização.
A cadeia de suprimentos é parte dos estudos da Logística, uma área muito importante e que deve manter um contato direto com o profissional de Marketing e sem deixar com que as demais áreas da organização sejam isoladas.
Toda a rede formada pela organização deve possibilitar a troca de informações, nenhum, dos ainda existentes, departamentos é mais importantes que o outro, cada um cumpre com sua função, mas o desconhecimento de uma área para com a outra acaba limitando inúmeras ações da organização.
A Logística, atualmente, é um dos grandes pontos em que as empresas podem construir seus diferenciais, os produtos necessitam de cuidados, dentre os quais:
  • Transporte: o operador logístico deve conhecer que produtos irá transportar, qual é o caminho de menor custo, qual será o veículo mais adequado, as quantidades possíveis em cada carga etc.;
  • Armazenagem: trazer a matéria-prima até a organização é apenas uma etapa do processo logístico, os produtos (matéria-prima, insumos etc) devem ser armazenados corretamente, evitando desperdícios ou eventuais perdas causadas por acidentes;
  • Movimentação: movimentar os insumos dentro da organização requer um estudo cuidadoso, desde a capacidade das empilhadeiras, as prateleiras utilizadas, os paletes, quantidades máximas de empilhamento, acondicionamento correto etc.;
  • Controle de estoque: os métodos utilizados para controlar e evitar a paralisação da produção trazem benefícios e permitem um planejamento mais elaborado, reduzindo erros e gerando uma maior produtividade da organização.
O envolvimento da organização com a Logística hoje, representa um diferencial, que permite às empresas:
  • Possibilitar ao consumidor encontrar os produtos no ponto de venda;
  • Reduzir o tempo de transporte;
  • Melhorar os fluxos internos das organizações;
  • Reduzir os custos.
O Marketing trabalha em conjunto com as diversas áreas da organização, sem este ponto para equilibrar as ações não há como elaborar as estratégias, não há como conhecer os limites e até mesmo as oportunidades dentro da empresa.
Utilizar corretamente a estrutura da organização é fundamental, um diferencial que pode não ser percebido pelo consumidor diretamente, mas quando este mesmo consumidor chegar ao ponto de venda, encontrará o produto da sua organização à sua disposição.