12 de abril de 2007

Marketing e empresas

Com a globalização e a concorrência muito maior atualmente, percebe-se que inúmeras organizações passaram a dar mais Valor para os conhecimentos de mercado, da concorrência e de si próprias, para satisfazer os desejos e necessidades do consumidor antes do concorrente.
Algumas empresas não estudam seus mercados, deixam de lado o conhecimento ao pensarem que seus clientes jamais as trocarão por outra, e com as mudanças de mercado altamente perceptíveis para aquelas que utilizam corretamente o Marketing, podem estar perdendo grandes oportunidades.
Além de encontrar as oportunidades, muitas organizações conseguem estabelecer uma relação com seus clientes muito mais sólida, realizando pesquisas constantes para atender perfeitamente os desejos e necessidades do cliente.
O relacionamento com o consumidor é fundamental, sem ele não existe a oportunidade de fidelização, prospecção de novos clientes ou mesmo a realização de pesquisas de determinem as novas tendências, seja daquele público-alvo específico ou mesmo de um mercado.
Os caminhos que levam ao sucesso das organizações são construídos ao longo dos anos, com fatores, como:
  • O conhecimento adquirido: as empresas devem aprender com o mercado, seus consumidores e com as pessoas (colaboradores) que as mantém ativas mesmo com uma concorrência muito acirrada e poderosa;
  • Planejamento: toda e qualquer ação requer planejamento, conhecer o histórico das ações, buscar informações altamente relevantes e que permitam a integração de toda a empresa em torno do foco e dos objetivos da organização no mercado estudado;
  • Ética: o consumidor não deve ser ludibriado em nenhum momento, os concorrentes não devem ser alvo de comentários desonestos e todos os colaboradores devem estar em sintonia com os valores da organização;
  • Pesquisas: podem ser realizadas interna ou externamente, visando melhorar o ambiente da própria organização, atender melhor seus clientes e conhecer o mercado em seu atual estado;
  • Posicionamento: um ponto altamente delicado e que exige um conhecimento muito bom do mercado, do público-alvo e dos produtos ou serviços ofertados;
  • Cadeia de Valor: as organizações não estão sozinhas no mercado, necessitam de fornecedores, operadores logísticos etc., toda a rede deve estar muito bem alinhada com o planejamento estratégico e operacional;
  • Mensuração de resultados: toda ação permitirá a obtenção de um resultado, mensurar corretamente pontos como maior demanda, imagem, Valor da Marca etc., permite ao profissional de Marketing conhecer o mercado, o consumidor e a concorrência.
Há pontos que podem ser levantados de acordo com o modelo da organização, seu mercado, os concorrentes, os setores etc., principalmente porque cada empresa é diferente, têm estratégias diferentes e atende consumidores com desejos específicos.
Entender o mercado é fundamental, mesmo que seja complexo e seja necessário envolver toda a organização, para que o planejamento desenvolva-se adequadamente e o conhecimento adquirido tenha aplicação real.
As organizações sempre buscam informações no mercado, com ou sem o conhecimento do consumidor ou concorrentes, compreendendo-as e utilizando-as de acordo com o seu negócio, setor e planejamento.
Todas as organizações utilizam-se do Marketing diariamente, algumas preocupam-se mais e conhecem melhor o mercado, obtendo um sucesso calcado em sua história e planejamento de ações, sejam elas estratégicas ou operacionais.