15 de abril de 2007

Marketing e planejamento

Um dos pontos iniciais para todas as organizações, para determinarem seus objetivos, as estratégias e desenvolverem-se em um mercado, o planejamento traz muitos benefícios que permitem projetar o futuro e as ações que serão tomadas em relação aos concorrentes.
Cada ponto abordado no planejamento é fruto de muita Pesquisa, estudos direcionados a desenvolver novos produtos e serviços, atender plenamente os desejos e necessidades do consumidor.
Diante da forte concorrência de mercado, onde cada consumidor é um influenciador direto das decisões futuras, cabe ao profissional de Marketing receber o feedback sem ruídos ou interferências.
As decisões tomadas para que o planejamento seja seguido são fundamentais, trazendo à tona o foco dado ao projeto como um todo, envolvendo todas as áreas da organização e permitindo que a empresa funcione plenamente.
As vantagens de se realizar um planejamento ficam claras quando a cultura organizacional permite alterações mais rápidas, que visem o bem estar da empresa e o consumidor é devidamente atendido.
O mercado exige cada vez mais preparo das empresas, as estruturas estão mais enxutas e sem um plano de ação não há como manter-se no mercado, desta forma as empresas podem cometer erros ao não avaliarem a si próprias e ao mundo que a cerca.
Logicamente a concorrência também irá elaborar um planejamento, que é revisto diariamente, para saber como as outras empresas estão se comportando e traçando possíveis táticas para usar em um espaço muito curto.
Com a globalização existe ainda um outro fator que pode influenciar, o desconhecimento de um concorrente, as empresas podem ser pêgas de surpresa ao não buscarem informações sobre uma organização que poderá no futuro entrar em seu mercado.
Da mesma forma existe um planejamento para que o ciclo de vida dos produtos seja mais longo, mas há produtos, como os aparelhos celulares, em que as próprias empresas já têm em seu planejamento a duração do produto no mercado.
Há inúmeros fatores que podem ser avaliados por cada organização, tudo irá depender dos resultados já conhecidos, dos dados que resultaram nas informações e que projetaram o antigo planejamento.
As organizações podem permitir que as demais áreas elaborem os seus planejamentos, mas que devem estar alinhados com o planejamento da organização, logo, todos os planejamentos devem interligar-se para que o conjunto obtenha o sucesso no mercado.
Com um bom planejamento podem ser levantados:
  • Informações sobre a concorrência;
  • Dados mais atuais do mercado;
  • Demanda existente;
  • Estratégias de ação e reação;
  • Desejos e necessidades do consumidor;
  • O Valor da cadeia de Valor;
  • Equilíbrio dos 4 P´s.
Cada organização levanta os dados necessários e que correspondem ao seu negócio, sem deixar de lado concorrentes e as tendências do mercado.