9 de abril de 2007

Marketing interativo

Todos os dias surgem novas campanhas ao redor do mundo, diferentes aplicações dos conceitos já consagrados, utilização de mídias diferenciadas e criatividade sempre presente, da mesma maneira com que o envolvimento do consumidor, atualmente, é muito presente.
Uma das novas estratégias utilizadas é permitir que os clientes criem ao seu gosto as propagandas, vídeos e redes que envolvam os produtos e serviços de uma organização.
Diante da nova tendência de participação ativa em conjunto com a empresa, o cliente sente-se mais dono do produto, da Marca e cria um vínculo de fidelização muito mais profundo.
Como já é percebido claramente, o conhecimento do consumidor com relação aos produtos e serviços é maior, as informações estão disponíveis e a comparação entre o que as inúmeras empresas ofertam é inevitável.
Em contrapartida, a exigência pela qualidade também acabou tornando-se um ponto de avaliação primário, os produtos, que desejam manter-se no mercado, têm qualidade e por isso permanecem conseguem um ciclo de vida mais longo.
A concorrência também pode utilizar esta parceria com o consumidor para fazer com que a divulgação de um produto ou serviços seja "criada" por quem os adquire.
Com o advento da Internet, o uso do Marketing viral ou do Buzz Marketing, pode-se também encontrar uma forma de manter-se em constante contato com o cliente, trazendo-o para participar do processo, torná-lo um membro da campanha e aprender.
As novas ferramentas disponíveis para a criação de uma Propaganda, uma peça ou mesmo um vídeo, auxiliam e agilizam inúmeros processos, especialmente com a interação do consumidor.
O mercado permite que os diferentes públicos-alvo tenham seus comportamentos refletidos, de maneira muito fiel, com a interação, as organizações criam páginas (sites) que permitem a cada cliente gerar a sua visão para um produto, criar a sua Propaganda e compartilhar com seus amigos.
A experiência envolvida em todo este processo aprofunda o conhecimento dos consumidores, seja na criação de uma campanha, um vídeo promocional e o sentimento de dono da Marca é maior do que se adquirisse o produto ou serviço em uma loja.
Um dos facilitadores da interatividade é a Internet, da mesma maneira com que o uso de programas (softwares) também agiliza o processo, as redes criadas pelos consumidores são fontes de criatividade antes inexploradas pelas empresas e que permitem um contato em "tempo real" com os clientes e o mercado.
Da mesma maneira com que formam-se as redes entre amigos, conhecidos e são geradas discussões sobre os produtos, serviços, Comunicação, Distribuição etc., pode-se perceber que o cliente deseja estar envolvido, quer melhorar os processos e compartilhar com os demais consumidores as vantagens que recebe.
Hoje a interação é fundamental, pode ser um dos grandes diferenciais, percebido mais claramente em um público mais jovem, mas que é utilizada por todas as pessoas, segmentando o mercado e direcionando as ações para um público-alvo específico.
Como pode ser percebido, há um grande benefício compartilhado entre as empresas e o consumidor, todos envolvem-se no processo criativo, geram trocas de informações e obtém um conhecimento mais aprofundado.