8 de abril de 2007

Marketing motivacional

A cada nova campanha criada existe a preocupação em manter toda a organização motivada, unida e trabalhando em conjunto para atingir os objetivos e metas do planejamento, criando o equilíbrio e harmonia necessárias para o sucesso no mercado.
Muito da motivação da empresa é resultado das conquistas, os sucessos obtidos e das trajetórias que permitiram alcançar e superar os objetivos.
Algumas empresas, mesmo com muito sucesso no mercado, perdem a motivação ao longo do tempo, os desafios tornaram-se um dos fatores que impede o crescimento e conquista de novos mercados e consumidores.
Diante da grande concorrência e da dificuldade em fidelizar os clientes, pode-se ter mais um fator que pode levar a desmotivação de toda a organização, as metas traçadas podem estar além do que o mercado pode aceitar e não há como reverter o quadro.
Existe alguns pontos que podem melhorar a motivação de toda a organização, como:
  • Compromisso: quando todos compreendem a sua importância dentro da empresa, torna-se mais fácil firmar o compromisso, o resultado obtido é feito com a parcela que cada um contribuiu, todas as ações têm uma razão de ser e permitem que cada pessoa perceba isso dentro da organização;
  • Valorização das conquistas: um dos maiores prêmios para os colaboradores é ter reconhecidos os seus esforços, sem deixar com que a empresa perca a união do grupo, pois a conquista é de todo o grupo;
  • Metas: ao definir as metas para um período, devem ser analisadas inúmeras variáveis incontroláveis, o segredo das metas está em colocá-las de forma a serem alcançadas e que passem essa percepção aos colaboradores;
  • Compartilhamento de experiências: utilizando-se o conhecimento adquirido com uma conquista, pode-se dividir com os demais quais foram os pontos que permitiram conquistar uma fatia maior de mercado, novos clientes ou manter os consumidores, para que todos possam desenvolver suas estratégias e aprender que o sucesso do grupo é mais importante para toda a organização.
A rivalidade, entre departamentos, existente em algumas organizações não permite o sucesso, acaba colocando as pessoas em situações que não têm objetivos comuns e ainda prejudicam o conjunto.
Motivar uma organização é fruto de muito trabalho, conhecimento das necessidades daquele momento e de uma cultura, entre os colaboradores, muito similar, que permite unir-se em favor do conjunto.
Enquanto o mercado oferece oportunidades, existe espaço para unir a organização na conquista de seus objetivos, o sucesso é feito por todos e os resultados são obtidos.