29 de abril de 2007

Marketing para a era do conhecimento

Sucesso é um objetivo comum a todas as organizações, algumas conquistam mais facilmente este objetivo ao elaborar um planejamento, seguí-lo corretamente e realizando os ajustes necessários com base no conhecimento adquirido anteriormente e durante a execução prática do que foi planejado.
O conhecimento é fruto dos estudos, como:
  • Mercado: como definir qual é o melhor local, o melhor produto, que consumidores buscar, quais fornecedores etc., sem realizar uma Pesquisa e com os dados obter um conhecimento mínimo da situação para então tomar as decisões mais acertivas e com isso aumentar a sua vantagem com relação aos concorrentes;
  • Consumidor: atender aos desejos e necessidades dos clientes é um ponto básico para muitas organizações, da mesma maneira com que é criada uma rede de relacionamento com o consumidor e realizada a fidelização, comprovando que o conhecimento obtido sobre o comportamento do consumidor é fundamental, estar em contato com os clientes utilizando as diversas ferramentas também permite à organização buscar as informações necessárias para que seja definido o foco a ser utilizado;
  • Concorrentes: estudar as demais organizações dá a oportunidade de conhecer o mercado, os fornecedores, consumidores, produtos ou serviço ofertados, para que o planejamento seja elaborado com base em informações mais ricas e precisas, determinando assim qual será a demanda do mercado, o relacionamento da concorrência com os consumidores etc.;
  • Pesquisa: todo o conhecimento adquirido é fruto de pesquisas realizadas, buscar as informações de mercado é um ponto inicial para conhecer as variáveis e as oportunidades que o mercado oferece, da mesma maneira com que se buscam informações sobre os consumidores e concorrentes;
  • Redes de relacionamentos: conhecer as inúmeras redes formadas, com o consumidor e a empresa, entre os consumidores e até mesmo entre empresas, é um ponto que leva a melhorar o conhecimento do mercado, o relacionamento é parte das pessoas e, hoje, também é um ponto crucial para a sobrevivência das organizações, principalmente com o surgimento das redes virtuais e a percepção de uma grande oportunidade pelas organizações.
Cada profissional irá buscar o conhecimento necessário para aplicar ao seu dia a dia, que trará vantagens para a organização e encontrará oportunidades no mercado.
Da mesma maneira com que as informações auxiliam uma organização a ampliar sua fatia de mercado, atender melhor o consumidor e propicia a formação das redes e fidelização, o excesso de informações pode desviar o foco organizacional.
O conhecimento é a base para as ações, permite compreender melhor as variáveis e atender corretamente aos desejos e necessidades dos consumidores, alinhando os objetivos da organização com o conhecimento e desenvolvendo o mercado.