11 de abril de 2007

Uso das pesquisas em Marketing

Uma das maiores riquezas do Marketing é a realização de pesquisas, sem elas não há como elaborar um planejamento, definir as estratégias, posicionar-se no mercado e até mesmo enfrentar a concorrência.
Durante o período destinado à Pesquisa, pode-se entender de uma forma mais profunda o mercado, a concorrência e os desejos e necessidades do consumidor, preparando-se para lidar com variáveis controláveis (micro ambiente) ou não (macro ambiente).
Todos os dias estudos são realizados, inúmeras pesquisas são feitas e dados coletados, mesmo quando não há uma relação direta ou compreensão, existem muitas formas de se realizar uma Pesquisa, que podem estar em:
  • Dados históricos: sem uma história não há como fazer um futuro, as organizações devem manter-se alinhadas com seu tempo, aprender constantemente e aproveitar cada vez melhor os ciclos de vida mais curtos, desta maneira podem manter dados organizados e que estejam disponíveis para toda a organização;
  • Relacionamento com o cliente: mesmo no atendimento podem ser observados os pontos que podem ser melhorados, seja na produção ou mesmo no atendimento, para que o consumidor sempre esteja satisfeito e retorne ao ponto de venda, também compreendendo que cada cliente é único e deseja estar ali;
  • Crescimento de mercado: existem produtos que inovam, facilitam a vida das pessoas, da mesma forma que existe o período de introdução do produto, a organização deve preparar-se para atender uma demanda maior, com base nas pesquisas esta projeção de demanda torna-se muito mais fácil e precisa;
  • Concorrentes: conhecer quais são as demais empresas no mercado é fundamental, seja para escolher um Segmento ou até mesmo um nicho de mercado, da mesma forma os concorrentes estudam diariamente sua empresa, conhecem os produtos e os diferenciais, mas existem fatores que não podem ser copiados e que trazem vantagens competitivas;
  • Ciclo de vida: a vida de um produto é cada vez mais curta, necessitando ser revitalizado constantemente e buscar diferenciais é um ponto comum a todas as organizações, mesmo assim ainda existe o desejo do consumidor em continuar ou não adquirindo o produto ofertado;
  • Feedback: o consumidor têm a oportunidade de auxiliar a organização a melhorar o produto, atendimento ou mesmo coletar dados para uma futura campanha a ser realizada, focando os pontos que mais se destacam no produto;
  • Consumidores: conhecer os desejos e necessidades é o ponto inicial para o profissional de Marketing, desta forma os dados são coletados e estudados, elaboram-se estatísticas e estratégias, também é compreendida a satisfação do consumidor com os produtos e serviços ofertados pela organização, da mesma forma com que podem ser projetadas as demandas futuras;
  • Produtos e serviços: ciclos de vida mais curtos exigem produtos que estejam presentes na mente do consumidor, toda a cadeia de Valor deve estar alinhada, desde o fornecedor de matéria-prima até o atendimento no ponto de venda e, posteriormente, o pós-venda.
As pesquisas dão aos profissionais de Marketing a essência do mercado, o que o consumidor imagina ser o produto perfeito, como levar ao consumidor a Comunicação correta, em que ponto de venda ofertar etc., da mesma maneira com que a concorrência obtém os dados, mas os detalhes percebidos têm o foco da organização, e algumas não conseguem compreender sua própria trajetória no mercado ao desconhecer sua história.
O futuro de uma organização é o reflexo de como ela construiu seu passado, como aprendeu e obteve o conhecimento que detém hoje, mas para muitas organizações pesquisar o passado não representa nada e as leva ao fracasso.