7 de abril de 2007

Vantagens da Pesquisa em Marketing

Uma das grandes fontes de conhecimento para uma organização é a utilização de pesquisas, sejam elas de mercado, do comportamento do consumidor, dos novos usos dos produtos ou mesmo realizadas internamente na organização.
Quando uma empresa busca conhecer mais profundamente seus clientes, internos ou externos, afirma a necessidade de conhecer seu público-alvo, quais são os possíveis paradigmas do mundo contemporâneo e elaborar um planejamento para alcançar o sucesso.
Diante da economia globalizada, realizar uma Pesquisa é vital para qualquer organização, trazendo dados que informam e permitem que as estratégias sejam elaboradas com uma base muito mais sólida e palpável.
Da mesma maneira com que uma organização realiza uma Pesquisa, percebe-se que os dados coletados nem sempre são interpretados da maneira correta, muitas informações são perdidas ou sequer encontradas.
Com o grande volume de informações disponíveis atualmente, uma maior facilidade em encontrá-las disponíveis por intermédio da Internet e os grandes bancos de dados, podem ser definidas as estratégias mais adequadas para aquele mercado específico e que dão uma vantagem competitiva à organização.
Assim como a sua empresa, a concorrência também, sempre busca estar um passo a frente no mercado, realizando pesquisas e coletando os dados disponíveis.
Algumas das informações coletadas pode auxiliar a definir:
  • Prospecção de novos clientes: uma Pesquisa de intenção de compras é um ponto de referência que pode ser usado, mas as perguntas realizadas devem esta alinhadas com o desejo da organização;
  • Novos materiais: o consumidor e a empresa responsável ambientalmente são pontos que devem estar inseridos no desenvolvimento de produtos que tragam soluções limpas e que tragam mais Valor para o cliente;
  • Posicionamento: algumas vezes um produto pode ser reposicionado devido ao resultado das pesquisas realizadas diretamente com o consumidor, percebendo-se claramente os pontos levantados e ouvindo-o;
  • Atributos: os produtos podem ser modificados para surpreender o consumidor, especialmente pela facilidade com que hoje são comparados os produtos disponíveis nas gôndolas ou pontos de venda;
  • Usabilidade: algumas alterações podem permitir que mais consumidores adquiram os produtos devido as características de uso, sua facilidade, manuais que auxiliem e centrais telefônicas (call centers) disponíveis para atender melhor o consumidor;
  • Desejos e necessidades: cada público-alvo requer ações diferenciadas, os produtos devem corresponder ao esperado e surpreender o cliente, por isso é importante estar atendo e ouvir corretamente o que o consumidor busca no mercado;
  • Feedback: o retorno de informações para a organização é fundamental, os serviços de atendimento por telefones, contato direto, e-mail ou carta devem ser compreendidos como a maior fonte de informações, desde que toda a organização esteja preparada para lidar com este modelo de Pesquisa.
Em um mercado altamente exigente, com inúmeros concorrentes, um consumidor muito informado e a necessidade da Pesquisa constante, a organização deve estar aberta para receber qualquer Informação, estudá-la e aumentar seu conhecimento.
Com um profissional de Marketing bem preparado, pode-se trazer para a empresa muito mais do que simples dados em formas de gráficos, tabelas etc., a organização ganha quando todos os colaboradores compartilham as informações e trabalham em conjunto, unindo cada Pesquisa individual em um grande conjunto de dados onde existe a maior riqueza de qualquer empresa que busca o sucesso no mercado.
Enquanto uma empresa investir em seu próprio desenvolvimento, nas pesquisas e no conjunto formado por todos os colaboradores, fornecedores e parceiros, terá uma grande vantagem com relação à concorrência, desde que saiba como utilizar os dados que recebe diariamente, independente do método de Pesquisa utilizado.