23 de maio de 2007

Comunicação por e-mail Marketing

Estar em contato com os clientes é fundamental, comunicar sobre novas campanhas, novos produtos e serviços disponíveis é uma boa forma de informar ao cliente que a empresa têm interesse em fidelizá-lo à marca e a empresa.
Muitas das ferramentas usadas podem auxiliar a obter um feedback direto do cliente, abrir canais para uma comunicação entre a organização e o consumidor permite melhorar as diversas formas pelas quais a organização mantém contato com seus clientes.
O e-mail Marketing é utilizado como ferramenta para ampliar os canais de comunicação com seus consumidores, trazendo agilidade no processo de entrega e permitindo uma interatividade muito maior.
Utilizar o e-mail Marketing pode trazer um diferencial nas campanhas das empresas, mas como todas as outras ferramentas, não deve ser enviado sem a permissão do cliente e sempre que autorizado deve trazer uma oportunidade de cancelamento da parte do consumidor.
As facilidades criadas pela internet dão às organizações algumas vantagens, mas da mesma forma acabam criando uma exigência muito maior do cliente, como:
  • Exclusividade: mesmo que a base de clientes seja grande, cada um deles, ao receber o e-mail, deverá sentir-se o único, os detalhes podem transformar uma solução em um problema, a verificação do nome da pessoa, do conteúdo da mensagem, da extensão dos possíveis textos inseridos e até mesmo a terminologia utilizada;
  • Facilidade de uso: o cliente deve encontrar as informações facilmente, levá-lo a clicar em inúmeros locais acaba fazendo-o fechar a mensagem e apagá-la, por isso é importante filtrar e conhecer quais são os interesses do cliente;
  • Interatividade: cada público tem uma forma de interagir com o conteúdo, aqueles que gostam de videogames podem desfrutar de um conteúdo que possibilite encontrar demonstrações e vídeos dos jogos, para aqueles que gostam de música pode-se inserir um fundo musical relacionado com o estilo preferido da pessoa etc., o cliente pode sentir-se dentro do e-mail;
  • Clareza nas informações: informar corretamente o que é o produto ou serviço, onde encontrá-lo, data de disponibilidade, formas de entrega, prazos de entrega, quando o consumidor poderá adquirir etc., são fundamentais, demonstrando a preocupação real com o cliente e respeitando-o ao entregar-lhe informações corretas e pontuais.
Cada organização pode utilizar um modelo de e-mail Marketing, sendo que o principal é sempre ouvir o consumidor, entender seus desejos e necessidades.
Receber o feedback desta ferramenta de comunicação é fundamental para aprimorar os modelos, suas formas e seu conteúdo, adequando-o ao gosto do consumidor.
Permitir que o consumidor escolha receber o e-mail Marketing é um princípio que deveria ser seguido por todas as organizações, pois existem consumidores que preferem buscar as informações sobre um produto e serviços, mesmo que possa desfrutar da comodidade de receber as mesmas informações em seu e-mail.