6 de maio de 2007

Decisões de mercado em Marketing

Um dos primeiros passos dados por uma empresa é decidir qual é o mercado que pretende atender, para isso realiza pesquisas e busca oportunidades nos dados coletados, desta maneira pode tomar as decisões corretas para ampliar ou entrar em um novo mercado.
Todas as decisões a serem tomadas devem estar embasadas em dados sólidos, com análises relevantes e que permitam encontrar desejos e necessidades que ainda não foram atendidos ou onde a empresa pode entregar os produtos e serviços com diferenciais.
As escolhas são importantes e devem levar em conta:
  • Tamanho do mercado;
  • Desejos e necessidades;
  • Capacidade produtiva;
  • Diferenciais;
  • Concorrentes;
  • Ciclo de vida do produto ou serviço;
  • Ciclo de vida do setor;
  • Ciclo de vida do mercado;
  • Atendimento aos clientes;
  • Feedback dos clientes;
  • Canais de Distribuição;
  • Comunicação;
  • Relacionamento interno e com os clientes.
Há muitos fatores que podem influenciar nas decisões de mercado, mas cada empresa deve buscar aqueles que mais se aproximam de sua realidade, como exemplo uma empresa que produz exclusivamente de calçados femininos, esta organização não pode realizar uma Pesquisa com um público exclusivamente masculino, caso contrário todo o esforço da produção não terá qualquer validade para o público-alvo dos calçados.
Diante do dinamismo do mercado, da redução dos ciclos de vida dos produtos e serviços e do conhecimento cada vez maior do consumidor, percebe-se que realizar pesquisas constantemente é um bom fator para acompanhar as tendências de mercado, os novos materiais, novas mídias, leis e preferências dos consumidores.
As maiores decisões que uma organização pode tomar é manter-se humana, estar em contato com seus clientes e aprender continuamente.