8 de maio de 2007

Estabelecimento de metas em Marketing

A cada novo passo dado no mercado, as empresas buscam atingir novos patamares, seja na sua produção, aumentar sua fatia de mercado, entre outras, com base em estudos bem elaborados e com informações precisas podem-se criar as estratégias que permitam definir os rumos para os passos seguintes.
O planejamento é fundamental para o estabelecimento de metas organizacionais, gerando assim um compromisso entre todos os colaboradores da empresa e permite elaborar ferramentas de controle, indicadores de desempenho, que informarão se as decisões do planejamento estão funcionando corretamente.
Dentre os dados que podem trazer uma base mais sólida para o planejamento, podem ser destacados:
  • Dados históricos: ter em mãos o que já aconteceu é fundamental, permite compreender os caminhos que o mercado tomou, quais foram as estratégias anteriores da organização, o comportamento dos consumidores, as mudanças realizadas desde a produção até o atendimento de clientes;
  • Pesquisa de satisfação dos clientes: em um mercado altamente competitivo não há como deixar de lado a opinião dos consumidores, também não haveria razão para aumentar a produção se o mercado não gosta do seu produto ou do atendimento, por isso conhecer a opinião do cliente pode trazer soluções que evitem altos investimentos e tragam resultados positivos para o consumidor e a empresa;
  • Concorrência: todas as empresas têm concorrentes, excetuando-se monopólios e protecionismos impostos, que buscam conhecer as demais estratégias e formas de atuação dos demais, para que utilizem-se de brechas deixadas ou então coloquem no mercado um produto praticamente igual, superior ou tenha um atendimento de excelência;
  • Ciclo de vida do mercado: em um mercado já saturado ou em declínio não há motivos para realizar investimentos altos, acompanhar como o mercado se desenvolveu é o mínimo que se espera de uma organização e sua direção, mas mesmo assim ainda existe a oportunidade de revitalização dos produtos já disponíveis no mercado, então inicia-se um novo ciclo de vida e novos estudos devem ser realizados para acompanhar o desenvolvimento deste mercado;
  • Indicadores: todas as ações devem ser medidas, seja na área produtiva, distribuição, propaganda etc., pois sem obter uma referência inicial não há como estabelecer as metas, não se conhece o mercado realmente e não há como melhorar em nenhuma área organizacional.
Todas as metas devem ter como objetivo incentivar os colaboradores, desta maneira os estudos realizados constantemente no mercado são valorizados e trazem resultados mais precisos, além de permitir a organização um auto-conhecimento maior.
As metas são como degraus que devem ser alcançados com muito trabalho, não podem ser exageradamente altos ou trazer desânimo para as pessoas, medir o mercado e conhecer o que acontece é um primeiro passo dado em busca de metas viáveis e que agreguem conhecimento aos colaboradores e conseqüentemente à própria organização.