24 de maio de 2007

A influência internacional no Marketing

Elaborar estratégias de Marketing requer muito conhecimento, visão de mercado e dedicação aos estudos e pesquisas realizadas constantemente.
Hoje, muitas organizações podem optar por estabelecer sua base em um único local, um país ou região, mesmo assim esta empresa deve estar atenta aos movimentos de mercado.
Muitas organizações podem copiar estratégias de empresas de sucesso, sejam elas próximas ou não, mas existem muitos fatores que influenciam diretamente para o sucesso daquela empresa naquele mercado, entre elas:
  • Público-alvo: todas as pessoas são diferentes, tentar vender um produto típico de um país em outro exige muitos estudos, conhecimento do produto e se há ou não aceitação do mesmo em uma nova localidade, mesmo assim existem empresas que forçam sua entrada em um mercado e acabam perdendo todo o investimento feito, mesmo assim percebe-se que existe uma onda, provocada pelo desconhecimento, de colocar seus produtos e serviços à disposição do mundo, sem saber se alguém mais têm interesse em adquirí-lo;
  • Produto: muitos produtos necessitam "adaptações" para sua colocação em um novo mercado, mesmo assim algumas organizações copiam produtos que, em sua região, não são necessários, mesmo assim há uma imaginação de que com o tempo o público aceitará o produto;
  • Marca: para certos produtos um nome "estrangeiro" pode parecer muito mais adequado, mas durante o processo de criação devem ser feitas pesquisas para descobrir o que o público-alvo pensa sobre aquele nome, pois sem uma associação perfeita o nome deve ser trocado, também ocorrem exemplos de que as grandes empresas mudam a marca de seus produtos para evitar situações menos agradáveis em um mercado diferente;
  • Distribuição: ter uma produção eficiente não significa o sucesso na distribuição, toda a rede logística deve ser pensada, estudada e revisada sempre, pois um público-alvo muito distante dos pontos de venda pode reduzir as chances de sucesso, da mesma maneira existem empresas que planejaram toda a sua estrutura para produzir algo que não é para o público-alvo que está na mesma região da organização, o que dificulta ainda mais fixar a marca, encarece o produto, torna muito difícil a logística e até torna inviável a produção;
  • Comunicação: a internet facilita alguns dos processos usados na comunicação com os clientes, mas em países com uma base de usuários pequena todas as outras formas devem ser estudadas e usadas, da mesma maneira com a qual não se deve colocar somente na internet a comunicação de um produto que é voltado para um público-alvo que não tem acesso ou mesmo não utiliza o serviço.
Em alguns países é comum espelhar suas estratégias em localidades diferentes, deixando de lado a pesquisa e os estudos do seu próprio mercado.
Também é compreensível a necessidade de aprendizado com o que acontece em outras localidades, mas aplicar pura e simplesmente o que foi utilizado lá fora não é a melhor estratégia.
Conhecer novas experiências é altamente positivo, desenvolver o conhecimento e pesquisa traz bons resultados quando há planejamento e dedicação, não adianta inserir um produto no mercado sem conhecer sua possível aceitação ou mesmo fazer porque do outro lado do mundo é um sucesso.
A melhor influência dos outros países pode ser o aprendizado, o conhecimento dos estudos e pesquisas que são colocados em prática diariamente, facilitando o funcionamento correto de qualquer estratégia e possibilitando o sucesso da organização.