9 de maio de 2007

Marketing e a gestão de talentos humanos

Processos seletivos são naturais em todas as organizações, fazendo parte da formação de uma equipe, absorvendo as diretrizes da empresa, trabalhando em conjunto com todas as áreas e permitindo que todos se desenvolvam e cresçam com a organização.
A gestão de pessoas pode ser o grande diferencial entre o sucesso e a perda de mercado, não basta somente deixar a área de talentos humanos selecionar os candidatos com o maior conhecimento técnico ou aqueles que melhor interagiram com as outras pessoas, há momentos em que o gerente de uma área deve acompanhar o processo, pois ele irá gerenciar esta pessoa na empresa.
É natural que as empresas ainda usem departamentos, o conceito de integração ainda é muito novo para muitas organizações, que ainda não perceberam as mudanças ocorridas no mercado e na relação entre a organização e seus colaboradores.
Também é fato que as pessoas selecionadas devem sempre ser acompanhadas ao longo de sua história dentro da organização, ouvir suas idéias e compartilhar com os demais o que se tem de conhecimento é um início para transformar a empresa em um único ambiente.
A hierarquia e as estruturas devem ser mantidas, mas o simples fato de eliminar os muros que cercam as áreas é um grande diferencial para as empresas, cada colaborador influencia diretamente no trabalho do outro, mesmo que isto não seja percebido.
Ao estar atento a todo o envolvimento necessário para a empresa funcionar corretamente, os gestores têm ao seu lado pessoas muito bem qualificadas tecnicamente e que conseguem obter relações inter-pessoais muito melhores devido ao ambiente favorável à união de todos em busca de um objetivo comum.
Os objetivos organizacionais são fundamentais para que todos tenham um alinhamento compartilhado do que é necessário produzir, da mesma forma, o compartilhar de informações é vital, mas há momentos certos para fazê-lo, evitando conflitos maiores.
É perceptível que em todas as organizações sempre existirão conflitos, é assim com duas ou mais pessoas, portanto o gerente deve cuidar para que todo e qualquer conflito seja resolvido, não há como jogar tudo para a área de talentos humanos.
A presença do gerente na seleção permite a escolha do candidato mais preparado para aquele ambiente, atualmente não basta somente ter um bom conhecimento técnico, as relações inter-pessoais são a base para que todos possam compartilhar experiências diferentes e crescer conjuntamente.
Para que a gestão dos talentos humanos seja melhor, existem alguns pontos que auxiliam a evitar conflitos, como:
  • Presença do gerente na seleção: com isto há um compromisso entre a área de seleção e da figura do gerente, permitindo uma troca de informações e busca do candidato mais adequado;
  • Compromisso entre os colaboradores: o trabalho de cada um influencia no trabalho dos demais, os principais objetivos são da organização e cada área ajusta os seus objetivos individuais com as demais para que a empresa e os colaboradores cresçam conjuntamente;
  • Valores: as pessoas selecionadas devem compartilhar dos mesmos valores da empresa, para evitar um desconforto pessoal e insatisfação no trabalho;
  • União entre áreas: uma única pessoa não consegue tudo sozinha, da mesma maneira as áreas dependem umas das outras para obter sucesso, por isso devem compartilhar planejamentos, estratégias, pesquisas etc., para unir as pessoas e permitir o desenvolvimento de todos.
O consumidor está mais exigente, conhece muito mais os produtos e serviços ofertados e com isso as organizações precisam melhorar continuamente para satisfazer os desejos e necessidades, por isso o primeiro passo dado deve ser em busca da união das áreas, pois o conhecimento algumas possuem em abundância e as relações inter-pessoais acabam influenciando nos resultados.
Sucesso não se conquista da noite para o dia, mas com um trabalho muito bem elaborado por todos os colaboradores, que, quando bem orientados pelos gestores, formam uma equipe que têm sede pode aprender e compartilhar com os demais os aprendizados do dia a dia.