12 de maio de 2007

Marketing e os ciclos de vida

Muitas organizações tratam o ciclo de vida como algo exclusivo do produto, esquecem-se de que o mercado também possui um ciclo, da mesma forma que as organizações.
O passar dos anos pode ensinar aos gestores a necessidade de se analisar todos os ciclos de vida, passando a compreender melhor o produto, a empresa e o mercado.
Os estudos que permitem conhecer melhor o mercado iniciam-se em dados históricos, bancos de dados elaborados que dão às pessoas a oportunidade de encontrar a melhor forma de se elaborar um planejamento.
Além de buscar na história algumas referências de suma importância, também existem dados coletados pela própria organização que devem ser utilizados, aprender com a própria empresa é, ou ao menos deveria ser, um objetivo compartilhado por todos, não há mais tempo para parar um projeto e reiniciá-lo, a velocidade com que a concorrência coloca produtos substitutos ou similares no mercado é muito maior e todas as vantagens dadas aos concorrentes serão usadas.
O mercado passa por transformações, as alterações estão cada vez mais conhecidas devido a velocidade com que as informações chegam de um lado ao outro do mundo em poucos segundos, o consumidor está muito mais informado e algumas empresas perdem o momento de mercado ao sentirem-se em uma zona de conforto.
Para entender melhor o que cada ciclo pode informar, são necessários acompanhamentos, desta forma as áreas de pesquisa capturam dados relevantes e os entregam para que sejam usados de acordo com a necessidade da empresa, atualmente a maioria dos dados é relevante em um único momento, pois as diversas áreas têm necessidades diferentes e a relevância das informações também é diferente.
Cada ciclo pode ser compreendido como:
  • Ciclo de vida do produto: um produto ou serviço pode estar sendo introduzido no mercado, estando no estágio inicial do seu ciclo e que requer muitos estudos antes de ser colocado no mercado, já no crescimento o produto inicia uma fase de aumento de vendas e aceitação do público-alvo, em sua maturidade o crescimento é mínimo, há a estabilização no volume de vendas e em seu declínio existem duas opções, retirar o produto do mercado ou encontrar novos usos e aplicações;
  • Ciclo de vida do mercado: os mercados possuem uma vida, talvez não tão estudada, mas que traz inúmeras informações relevantes para as empresas, desta forma percebe-se que algumas empresas preferem aguardar um tempo antes de colocar no mercado seus produtos, quando o mercado é completamente novo, deixar outra empresa arriscar é uma estratégia que deve ser muito bem mensurada, quando o produto é aceito e começa a crescer no mercado os concorrentes também lançam as suas versões do produto, no início do crescimento ainda há boas chances de uma empresa que entra mais tarde no mercado ter sucesso, já na maturidade não existem muitos consumidores disponíveis, entrar neste momento é um risco muito alto e requer a certeza de que os consumidores trocarão os concorrentes pela sua empresa, colocar um produto no declínio é um investimento arriscado, só há motivos para fazê-lo se as pesquisas com os consumidores indicarem que seu produto, neste caso revitalizado ou com muitos diferenciais, será bem aceito, caso contrário é desnecessário entrar no mercado;
  • Ciclo de vida da empresa: as empresas nascem pequenas, devem demonstrar seu valor e dar aos consumidores os melhores produtos, os estudos para introduzir a empresa no mercado devem estar muito bem elaborados, o planejamento é o primeiro passo a ser dado, quando tudo funciona corretamente chega a hora de aumentar a sua participação no mercado, o crescimento só é possível quando há espaço no mercado, não adianta entrar com produtos obsoletos e que hoje não fariam sucesso, nesta hora as empresas devem ter consolidado uma boa base de clientes e com isso projetar os passos seguintes rumo à sua maturidade, as empresas tornam-se maduras quando conseguem fincar seus nomes no mercado, devido a qualidade dos produtos ou serviços e a capacidade de inovar, por sua vez o declínio é um ponto que nenhuma organização deseja, mas que muitas sofreram pelas inovações dos concorrentes.
As organizações devem estudar todos os ciclos de vida, independente de sua posição no mercado, avaliando assim o território onde pisam e quais serão as soluções para eventuais dificuldades.
Uma empresa sem conhecimento do mundo externo pode parar no tempo e desaparecer rapidamente, devido a falta de visão ou mesmo preparo das pessoas que se deixaram levar pelo pequeno momento de sucesso, sem levar em conta que os concorrentes continuam estudando.