28 de maio de 2007

O uso da tecnologia em Marketing

Utilizar a tecnologia em favor da empresa é um dos princípios básicos de todos os colaboradores, mas há setores onde o avanço tecnológico faz-se mais lentamente, com isso deve-se estar atento ao modelo de negócio em que se atua.
A internet propicia ao homem a facilidade de acesso às informações e permite conhecer mais rapidamente seu mercado, os concorrentes e os clientes que adquirem seus produtos e serviços.
Com o passar dos anos a tecnologia evolui, traz facilidades, rapidez e possibilidades infinitas para todas as empresas, independente de seu tamanho e setor de atuação, logicamente deve haver um preparo dos colaboradores e da própria organização.
Hoje são encontrados programas (softwares) para aplicações das mais variadas, mas seu uso deve ser compatível com os objetivos da organização, como:
  • Comunicação entre as pessoas: existem programas que auxiliam a lidar diretamente com as pessoas, passando por carta, relatório, fax, e-mail, telefone e até mesmo o uso de programas de mensagens instantâneas são bem-vindos dentro das organizações, mas ainda existem muitas oportunidades de aprender a lidar com cada um deles, todos os colaboradores da organização devem conhecer claramente os limites impostos por cada um deles;
  • Gestão de processos: em organizações onde a qualidade é seu grande diferencial, gerenciar cada parte dos processos é fundamental, evitando perdas e até mesmo a insatisfação dos clientes, neste ponto também percebe-se a necessidade da padronização da produção;
  • Bancos de dados: ter em mãos as informações corretas sobre a empresa, os concorrentes e os clientes é altamente vantajoso para elaborar estratégias que dêem vantagens competitivas para a sua organização e agreguem valor nas informações coletadas;
  • Relacionamento com os clientes (CRM): conhecer seus clientes é tão importante quanto produzir, pois com base nas informações, que devem ser compartilhadas por toda a organização, podem ser estabelecidos novos métodos de atender aos desejos e necessidades do consumidor, mas apenas implantar um programa de CRM não faz a empresa melhor, o preparo, treinamento e conhecimento são pontos mínimos para que a organização obtenha sucesso no mercado;
  • Pesquisas: buscar informações no mercado é um fato comum a todas as organizações, gerando assim melhores condições de compreender o consumidor, os rumos do mercado, o próprio avanço tecnológico e as melhorias que podem ser implantadas ao longo do tempo, atualmente pode-se usar a internet para realizar pesquisas, sem qualquer interferência de pessoas na coleta direta dos dados ou mesmo um desconforto por parte das pessoas que respondem ao questionário.
A tecnologia deve ser usada para melhorar e facilitar o crescimento da organização, mesmo que muitos não percebam, ainda não há tecnologia melhor do que o conhecimento e desenvolvimento humano, por isso é muito importante investir em treinamentos, especializações e estudos, trazendo para dentro da organização o que há de melhor e outros pontos de vista sobre um mesmo assunto.