14 de maio de 2007

O uso do sistema de informação de Marketing

Informações são a base para tomada de decisões, as pesquisas iniciam o processo dentro da empresa e permitem que sejam conhecidos os desejos e necessidades dos consumidores, mas para isso é necessário que a organização trabalhe em conjunto.
O uso das informações dentro das empresas deve ser muito bem estruturado, cada área tem uma necessidade, requer certos dados para a elaboração da sua parcela de contribuição do produto ou serviço da empresa.
Diante da rapidez com a qual a informação é passada, pode-se perceber um certo descuido ao analisar a viabilidade de um projeto, uma única área não pode decidir para onde vai a organização, nem mesmo julgar-se mais importante que as outras.
Os sistemas utilizados para compartilhar as informações dentro das empresas podem gerar os melhores produtos ou apenas dividir uma informação que não é relevante para esta ou aquela área.
Ao se utilizar de um sistema, a organização deve primeiramente pesquisar quais são as necessidades de seus colaboradores, sem saber o que eles necessitam não há como entregar, o que pode transformar a maneira de uma empresa atuar no mercado.
Os sistemas de informação servem, basicamente, para permitir o tráfego de informações dentro da organização, mas também permitem que sejam elaborados planejamentos mais adequados ao mercado, que os produtos ou serviços sejam desenvolvidos pelas diversas áreas da organização e que cada colaborador saiba da sua importância dentro da empresa.
O contato entre as diferentes áreas da organização é um dos paradigmas, tem como causa a falta de conhecimento de ambos os lados e acabam atrasando o desenvolvimento organizacional.
Alguns dos pontos fundamentais dos sistemas de informação dentro da empresa, são:
  • Passar a informação correta: cada área têm uma necessidade, os bancos de dados devem estar preparados para fornecer as informações solicitadas;
  • Permitir a colaboração: todas as áreas influenciam o resultado das demais, por isso é importante que todos dentro da organização trabalhem em conjunto;
  • Ser pontual: quanto mais atuais forem os dados, melhor, mas em certos momentos ter a opção de consultar dados históricos pode auxiliar a compreender melhor o funcionamento do mercado e das necessidades;
  • Compartilhar o conhecimento: os conhecimentos devem ser divididos e trazer com isso o desenvolvimento, não basta ter o maior banco de dados e não permitir que os colaboradores tenham acesso a informação, mas mesmo compartilhando as informações, existem dados que devem ser mantidos em segredo e que não têm valor prático, como número de cartões de crédito, saldo em conta bancária etc., nestes casos o sigilo é fundamental.
A informação ganha valor ao circular e agregar os diferentes conhecimentos das diferentes áreas da organização, não há mais espaço para sentimentos (feelings) no mercado, pois o único que consegue viver de feelings é Morris Albert.