26 de maio de 2007

Os estudos de planejamento de Marketing

Todo planejamento exige conhecimentos específicos, voltados ao foco da organização e ao momento de mercado, desta forma pode-se melhorar continuamente cada processo do conjunto e permitir que o crescimento de cada colaborador agregue muito mais no desenvolver de novos produtos e serviços.
O planejamento é essencial para determinar o que é importante para a organização, que fatores influenciam diretamente na conquista de novos mercados ou clientes, desta forma algumas organizações conseguem aproveitar todo o potencial de cada pessoa e gerar resultados muito melhores no futuro.
Muitas vezes o planejamento é encarado como um tempo desperdiçado por empresas que não têm o hábito de definir os pontos primordiais de suas ações no mercado.
Além de pesquisar constantemente o mercado e as expectativas dos clientes, percebe-se que durante o planejamento inúmeros pontos, como:
  • Produto: conhecer o ciclo de vida do produto traz vantagens, não há motivos para continuar investindo em um produto que está em declínio, da mesma forma não existe razão para entrar em um mercado já saturado, os investimentos são muito elevados e a oportunidade de obter uma participação no mercado é praticamente nula, além do ciclo de vida deve-se saber exatamente que estratégias serão utilizadas ao longo do tempo, como será a evolução do produto ofertado e que atributos são fundamentais para o consumidor;
  • Comunicação: neste ponto o planejamento envolve claramente o cliente, as pesquisas devem trazer informações que permitam à organização criar uma comunicação efetiva, clara, objetiva e que posicione adequadamente o produto;
  • Distribuição: tão importante quanto produzir ou comunicar, distribuir é um dos pontos que pode evitar que a concorrência tenha vantagens, o consumidor sempre buscará um produto de uma determinada marca, mas se não o encontrar, trocará pela concorrência, a comunicação e produção podem funcionar corretamente, mas sem uma boa distribuição o cliente trocará os produtos certamente;
  • Preço: o mercado acaba definindo o preço final ao consumidor, as comparações entre os produtos permitem ao cliente selecionar o que deseja adquirir, desta forma o planejamento dos preços também é importante e, em dado momento, avaliado pelo consumidor durante a escolha da marca;
  • Posicionamento: cada produto têm um posicionamento, concorrentes diretos e indiretos, atributos que indicam quem é o público-alvo, desta maneira o planejamento faz com que as estratégias utilizadas para posicionar o produto no mercado sejam muito bem estudadas, as pesquisas com o consumidor devem trazer informações e detalhes sobre o que o consumidor pensa sobre o produto em questão.
Outros pontos podem ser avaliados no planejamento, devem ser estudados na elaboração do planejamento e analisados quando o produto está disponível no mercado.
Conhecer a preferência do consumidor traz muitas vantagens para as organizações, definir um roteiro a seguir é o ponto inicial para encontrar o ponto que deve ser ajustado nas estratégias e que pode melhorar a participação de mercado ou mesmo atender melhor os desejos e necessidades do cliente.
O planejamento evolui constantemente, acompanhando o consumidor e o mercado, e com esta dinâmica facilita o encontro do equilíbrio para que o produto obtenha sucesso.