3 de maio de 2007

Os princípios mais importantes da melhoria contínua em Marketing

Melhorar continuamente é parte do ser humano, tudo o que é criado têm como base a percepção da qualidade, de estar sempre um degrau acima do concorrente e entregar aos consumidores os melhores produtos e serviços.
Diante da concorrência e da tecnologia envolvida atualmente em muitos setores das empresas, percebe-se que a melhoria contínua (kaizen) é um assunto sempre presente e que eleva os produtos e serviços a novos patamares dentro do mercado.
O simples fator de melhoraria não é apenas criar algo melhor, o produto pode ser menos poluente, pode utilizar menos energia elétrica, os materiais utilizados na construção podem ser recicláveis etc.
Diante de toda esta percepção, alguns princípios são claramente mais importantes, como:
  • Kaizen: a melhoria contínua é parte do dia a dia de todos, é percebido a cada momento, em cada objeto utilizado e nos serviços prestados, trazendo consigo o aprendizado e experiências necessárias para desenvolver metodologias que agreguem Valor e ao mesmo tempo contribuam para que os produtos e serviços estejam evoluindo em todos os sentidos;
  • Foco do cliente: todas as organizações possuem foco, muitas vezes entregam o que o consumidor não deseja, por isso, atualmente, é necessário ouvir o cliente, pesquisar continuamente os desejos e necessidades do cliente, quais são as suas percepções com relação aos produtos e serviços ofertados pela empresa no mercado;
  • Fatos e dados: para que todos os produtos ou serviços sejam de qualidade, deve-se medir constantemente o desempenho, seja da linha de produção ou da prestação dos serviços, manter um banco de dados é uma forma de colaborar para que os problemas não voltem a ocorrer, envolvendo todos os colaboradores da empresa, seja na linha de produção ou o atendente do ponto de vendas;
  • Avaliação permanente: não basta medir após o término de produção ou execução de um serviço, durante todo o processo devem ser realizadas medidas, avaliar se o que está sendo feito está correto, a maneira como se produz corretamente ou um atendimento de excelência em um ponto de vendas, a cada novo produto fabricado ou serviço prestado deve haver a preocupação de melhorá-lo em sua próxima execução;
  • Gestão por processos: cada processo dentro da organização têm uma finalidade, é na formação do conjunto de processos que se dá ao cliente o produto ou serviço final, desta maneira percebe-se que um produto de alto Valor para o consumidor deve ter um atendimento exemplar, condizente com tudo o que é percebido pelo cliente, assim, cada processo deve ser gerenciado individualmente, medido e elaborado para que o processo seguinte continue perfeitamente;
  • Educação e treinamento: sem conhecimento e prática não há como melhorar, por isso fica claramente visível a importância de se investir em equipes muito bem preparadas, que além de apontar problemas desenvolvam soluções para os mesmos, a educação e treinamento já são parte da cultura da Toyota e por isso colaboram para que a melhoria de todos os processos seja contínua;
  • Mirem-se no exemplo: existe um ditado chinês que diz: "se você quer manter sua cidade limpa, comece limpando a frente da sua casa", o que percebe-se é que as pessoas são mais suscetíveis aos exemplos visíveis, um chefe não pode cobrar cordialidade entre os colaboradores quando seus contatos com os mesmos são feitos de forma indevida, um pai não pode cobrar que seu filho estude enquanto comentar com outras pessoas que os estudos não servem para nada, se alguém quiser bem feito deve iniciar sendo o primeiro a fazer e então passar aos demais como deve ser feito para atingir os objetivos corretamente.
A cada dia todos podem melhorar em algo que fazem, prestar atenção naquilo que é feito permite encontrar soluções mais simples, fazer com dedicação é a demonstração do respeito e Valor dado ao que é feito todos os dias e permite que todas as pessoas tornem-se melhores a cada dia, tanto profissional como pessoalmente.