13 de maio de 2007

A relação benefício e custo em Marketing

Além de atender aos desejos e necessidades dos clientes, as organizações também devem se responsabilizar pela relação feita, pelo consumidor, entre os benefícios e o custo dos produtos ou serviços ofertados.
Sabe-se que todos os clientes buscam uma relação onde a vantagem dos benefícios seja evidente, que atenda as expectativas e tenha uma efetividade percebida na hora do uso.
Gerar um produto que possa atender perfeitamente esta relação é um dos motivos que leva a organização a realizar constantemente pesquisas, aprofundar seus conhecimentos sobre os desejos e necessidades dos consumidores.
Com o passar dos anos os clientes passaram a desfrutar de um número muito grande de produtos e serviços a sua disposição, a concorrência permitiu que a comparação seja um fator decisivo na hora da aquisição de um produto, da mesma maneira os grupos formados por consumidores ganhou muito mais importância, pois as pessoas também recorrem aos amigos para adquirir um produto que não conhecem.
Os benefícios são individualizados, cada pessoa têm uma necessidade ou desejo específico, mas há pontos em comum e com isso um público-alvo pode direcionar o que realmente é útil no seu dia a dia.
Muitas vezes os produtos são praticamente iguais, o que permite compará-los e então as decisões tomam proporções maiores, entrando em outros fatores, como o próprio preço ou a marca em questão.
A qualidade dos produtos ou serviços é outro ponto que pode ser avaliado pelos consumidores, a exigência do mercado consumidor é um fator que define o sucesso de novos produtos ou serviços.
Todas as pesquisas realizadas, diretamente com o público-alvo, têm um peso maior na hora em que são projetados novos produtos, levando-se em consideração todas as possibilidades de uso ou mesmo de futuras compras para um produto ainda não lançado.
As organizações devem aprender com o tempo que esta relação, entre os benefícios e os custos, traz vantagens para aquelas que aplicarem corretamente as pesquisas, extraindo o máximo de informações dos clientes e entregando-os os melhores produtos e serviços com uma relação atraente.
Da mesma forma, percebe-se que o cliente sempre deseja, em sua próxima aquisição, um produto melhor, que seu uso seja ampliado e que ele tenha muitos ganhos ao adquirir o produto, independente da marca.
A proximidade dos produtos também dá ao consumidor o direito de testar as diversas marcas, reduzindo assim a fidelização, o que acaba gerando um outro ponto a ser muito bem estudado e compreendido pelas organizações.
A melhor relação entre o custo e o benefício é aquela onde o cliente retorna até o ponto de vendas e adquire um outro produto da mesma marca, atendendo suas necessidades e desejos, criando assim a fidelização antes da concorrência.