15 de maio de 2007

A velocidade das mudanças em Marketing

Com o passar dos anos todas as organizações mudam, trocando a sua maneira de produzir, os seus produtos ou serviços, os insumos utilizados, existe uma adaptação à evolução do mercado, as novas diretrizes e paradigmas presentes no novo momento.
Muitas empresas têm como característica principal a velocidade em suas mudanças, pois são vistas como eternas jovens e com isso não podem perder seu ritmo, o que traz novos elementos para dentro da organização todos os dias, as pesquisas são realizadas para apontar o que deverá ser produzido futuramente.
Em um mercado globalizado existe ainda o fator cultural que influencia diretamente neste comportamento das organizações, são inúmeros fatores que levam a expandir seu mercado e dar ao público-alvo, sempre, o produto do futuro.
Além da globalização, o consumidor mudou seu comportamento, exigindo respostas mais rápidas das organizações, determinando o ciclo de vida mais curto dos produtos e até mesmo dos serviços, pois todos são impactados diretamente pelo cliente.
A exigência pode ser a maior aliada das empresas que têm pré-disposição à mudança contínua, que chegam aos limites rapidamente.
Outro ponto que pode ser observado é que em alguns setores as mudanças são vitais, em um salão de beleza pode-se perceber claramente, os cabeleireiros participam de cursos e seminários constantemente, aprendem novas técnicas, novos cortes de cabelos, utilizam novos produtos, as estações do ano e
as cores da moda influenciam diretamente em seus serviços.
Mas também existem exemplos em que a mudança pode ser gradativa, as soluções tomadas com mais calma e estudos acabam trazendo resultados melhores, mais efetivos e com maior solidez no mercado.
Este estilo mais lento pode favorecer à consolidação de uma empresa no mercado, permite que observem-se os erros dos concorrentes e com isso o aprendizado é muito maior, não basta mudar constantemente sem estudar os impactos das mudanças no dia a dia da organização.
Todas as mudanças exigem um período de aprendizado, no campo tecnológico, especialmente na informática, percebe-se que a velocidade com a qual são produzido equipamentos mais potentes é fundamental, cada vez mais há milhares de dados novos para serem processados, armazenados e consultados.
A velocidade mais adequada à sua empresa é aquela em que todos acompanham o ritmo, que traz soluções para a organização e os clientes, com muitos estudos direcionados aos impactos e que dêem diferenciais competitivos para manter-se no mercado.