11 de junho de 2007

Ampliar a criatividade em Marketing

Todas as organizações devem definir objetivos claros para atingir em um futuro, por isso o planejamento é fundamental, traz as informações mínimas necessárias e permite que sua revisão constante dê condições para alcançar o patamar desejado.
Muitas organizações deixam de lado o planejamento, partindo diretamente para a ação, sem noção dos resultados e dos efeitos de cada atitude, desta forma percebe-se que uma das fontes de conhecimento, a pesquisa, acaba de lado e perdem-se as oportunidades.
Cada objetivo é elaborado com base em dados coletados ao longo da existência da empresa, estes dados históricos auxiliam a melhorar continuamente todos os processos dentro da organização e permitem estar sempre a frente da concorrência.
Como os concorrentes sempre estão buscando diferenciais e oportunidades, é natural, ou ao menos deve ser, que sua organização busque no próprio mercado e em suas pesquisas o produto que atenderá aos desejos do consumidor.
Mesmo assim há casos onde a criatividade parece deixada de lado, as soluções vindas de outras áreas são excluídas e o que percebe-se é o despreparo da organização em trabalhar conjuntamente.
Os modelos de hierarquia em forma de pirâmide acabam resultando em longos processos de tomada de decisão e prejudicam a solução, e até mesmo a transferência de informações dentro da organização, por isso as empresas devem renovar a si próprias sempre, incluindo as mudanças necessárias e o aprendizado contínuo.
Outro ponto que também ressalta aos olhos é a facilidade com a qual as novas empresas, especialmente aquelas que estão, ou nasceram, na internet acabam transformando-se diariamente, acompanhando a velocidade das mudanças do mercado e gerando com isso uma forma de acompanhar a evolução do consumidor.
Algumas soluções da internet são frutos da colaboração entre os consumidores (usuários) e as empresas, que utilizam-se de versões beta para melhorar e desenvolver os programas (softwares), e acabam ajustando o produto ao desejo do consumidor.
Logicamente as organizações que trabalham com linhas de produção têm uma mudança mais demorada, mas isto não impede que melhorem diariamente seus processos e desenvolvam seus produtos e serviços ofertados ao mercado, como exemplo pode ser citada a Toyota, onde a melhoria contínua é a base de seu atual sucesso, que já está presente em sua história desde a fundação da primeira fábrica.
Um dos grandes segredos para as novas empresas é espelhar suas ações nas maiores empresas mundiais, tomando como referência a capacidade de inventar a si própria diariamente, especialmente em um mercado altamente competitivo e que pode ser exemplificado com a China e sua busca pela excelência, como foi o Japão no início de sua industrialização.
Enquanto os concorrentes aprendem diariamente, a sua organização também deve seguir este modelo, evoluindo constantemente e permitindo-se aprender todos os dias.