12 de junho de 2007

As formas de pesquisa de Marketing

As pesquisas permitem um grande aprendizado para as organizações, e conseqüentemente para seus colaboradores, trazendo informações precisas e dados que são trabalhados e estudados constantemente, mas atualmente um novo fator auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços, a internet pode reduzir o tempo necessário para uma pesquisa e trazer dados mais confiáveis.
As grandes empresas já utilizam pesquisas pela internet há algum tempo, seja para manter um relacionamento cada vez melhor com seus consumidores, seja para lançar novos produtos.
Uma das grandes vantagens da internet em pesquisas é a rapidez com a qual pode-se elaborar um simples questionário e colocá-lo em uma página, ainda assim o ponto mais importante de uma pesquisa é exatamente o conteúdo das questões.
A cada dia inúmeras pesquisas são realizadas, existem locais específicos onde a criação de uma rede de relacionamentos auxilia a encontrar soluções simples, rápidas e mais econômicas.
Mas da mesma forma com a qual pode-se reduzir o tempo destinado a uma pesquisa, também deve-se entender se o público-alvo da pesquisa tem acesso a internet, pois de nada adianta elaborar uma página com um conteúdo maravilhoso e um questionário intuitivo se não há nenhuma pessoa para respondê-lo.
Desta forma percebe-se a importância da pesquisa "tradicional" e que ainda existem momentos em que ela é altamente aplicável, o que traz uma amplitude para os dados já existentes dentro da organização e indica um caminho mais seguro a seguir.
Ao ter o desejo de realizar uma pesquisa, uma organização pode optar por obter dados em inúmeros contatos com os clientes, como:
  • SAC: este serviço é muito valioso, traz uma informação muito rica e permite aumenta o relacionamento com o cliente, por isso é muito importante preparar toda a organização para trazer para o ambiente interno as informações e permitir que os detalhes sejam guardados adequadamente;
  • Internet: desde as pesquisas propriamente ditas, até o recebimento de e-mails, todas as informações devem ser estudadas, como também deve-se dar um retorno ao cliente, especialmente porque se a sua empresa não o fizer, o concorrente fará;
  • Atendimento de um vendedor: a troca verbal e com a presença física da pessoa é uma forma de aprender a perceber o que realmente está acontecendo naquele momento, o vendedor pode auxiliar o consumidor a encontrar o produto que deseja e ao mesmo tempo, durante a troca de informações, obter dados importantes;
  • Entrega de produtos: o pessoal especializado em entregar ao consumidor o seu produto em sua casa ou local de trabalho também pode ser uma grande fonte de informações, pois o cliente sempre têm algo a dizer e a riqueza dos detalhes pode ser muito elevada e algumas organizações se esquecem desta parte do relacionamento empresa e consumidor;
  • No ponto de venda: algumas pesquisas de observação são realizadas constantemente, os consumidores não percebem ou até podem ser chamados para que o seu comportamento seja acompanhado por um pesquisador, pessoa a qual este consumidor não sabe quem é, o que leva a entender a importância de se colocar um produto em determinada prateleira, em um certo setor da loja e com informações de fácil compreensão, ainda assim pode-se acrescentar um comportamento comum aos consumidores que freqüentam aquele ponto de venda.
Realizar pesquisas é uma constante em empresas, o que pode acontecer é o despreparo para alocar adequadamente os dados coletados, por isso é muito importante planejar as ações, sejam estratégias, pesquisas e até mesmo as mudanças, uma pesquisa pode trazer revelações surpreendentes para a organização e um grande aprendizado.
A melhor pesquisa é aquela em que alguém responde as questões, independente da sua forma de aplicação, auxiliando a organização a encontrar oportunidades de entregar aos consumidores os produtos que desejam.