13 de junho de 2007

Compartilhar informações de Marketing

Desenvolver novas soluções em tecnologia da informação para melhorar o tráfego das informações dentro das organizações é um ponto procurado e que auxilia na tomada de decisão, ainda assim existem momentos em que o acesso a algumas informações é limitado.
Todas as organizações necessitam proteger um dos seus maiores patrimônios, seus bancos de dados são tão importantes e merecem um cuidado especial, ainda mais quando o sucesso ou diferencial pode estar inserido nestas informações.
Diante do aumento de conhecimento dos consumidores, a necessidade de se compartilhar as informações e com isso aprender e buscar a melhor forma, e oportunidade, de atender os desejos do consumidor.
Proteger os dados é cuidar de um grande patrimônio construído ao longo dos anos, com muito trabalho, pesquisa e busca por um conhecimento mais aprofundado do mercado e dos ciclos que o acompanham ao longo dos tempo.
O que pode não ser percebido é que alguns bancos de dados são praticamente intocáveis, não existe a menor vontade de compartilhar com os colaboradores algumas informações que podem dar à empresa o sucesso e fatia de mercado desejada.
Mesmo assim essas empresas sobrevivem por um tempo curto, e a culpa sempre é colocada no mercado, mas na verdade a falta de visão e planejamento causou a escassez de informações e assim a empresa foi consumida no mercado.
Logicamente há exemplos onde as informações são compartilhadas e o sucesso é visto como um fruto gerado por todas as pessoas que compõem a organização.
Existem muitas vantagens em se compartilhar informações dentro de uma organização, entre elas:
  • Criatividade: com muitas informações e um conhecimento sempre se ampliando, o lado criativo das pessoas é desenvolvido e está funcionando de maneira mais efetiva, pois sempre que há muitas informações sobre um assunto, seja ele um produto ou serviço e da forma como o consumidor pensa sobre o objeto em questão, torna-se mais fácil gerar algo que realmente atenda aos desejos deste consumidor;
  • Conhecimento: quanto maior o conhecimento, maiores são as oportunidades encontradas, o que transforma as informações no combustível para desenvolver o conhecimento dentro das organizações, então os colaboradores podem compartilhar muito mais do que algumas pessoas imaginam;
  • Oportunidades: uma oportunidade surge com informações, com estudos dedicados e com o auxílio de outras pessoas, com a rápida mudança do conhecimento dos consumidores, cada oportunidade pode passar pelas organizações que não gerenciam corretamente suas informações e depois de algum tempo os arquivos pesquisados revelam que uma informação esteve todo o tempo dentro desta organização;
  • Ameaças: as informações permitem criar estratégias para que os concorrentes percam parte de sua força, conhecer as demais organizações é natural hoje em dia e permite escolher caminhos onde existam consumidores com desejos e que ainda não foram percebidos pela concorrência;
  • Parcerias: algumas informações podem ser utilizadas para que as organizações formem parcerias, auxiliem umas as outras e melhorem constantemente seus produtos e serviços, também podem ser compartilhados alguns conhecimentos que o outro lado não possui, mas que ampliam os horizontes de ambas as organizações, gerando assim produtos ou serviços que atendam perfeitamente os desejos do consumidor e dêem os diferenciais necessários para conquistar uma nova fatia de mercado.
Dentro das inúmeras possibilidades existentes em cada informação, percebe-se que a cada dia o número das organizações que trabalham com as informações amplia-se constantemente, permitindo encontrar as oportunidades e desenvolvendo muito mais conhecimento.
O conhecimento contido dentro das organizações só existe devido ao contato com o mercado, com os estudos constantes e o compartilhar de informações, direcionando cada área a integrar-se com as demais para atender aos desejos do consumidor.