22 de junho de 2007

Conhecimento do mercado em Marketing

Avaliar os resultados das ações de uma organização possibilitam o aprendizado e geram um conhecimento único, desde o planejamento revisto até ações que corrijam possíveis pontos que estejam desalinhados com o mercado e os concorrentes.
Logicamente toda organização deve ter um planejamento único, construído com base no conhecimento já obtido e também permitindo que os colaboradores tenham espaço para inserir novas idéias que tragam diferenciais para os produtos ou serviços da organização.
Com a concorrência cada vez maior, e também acompanhando o desenvolvimento do conhecimento dos consumidores, pode-se perceber que cada ação deve ser pensada de modo a permitir ajustes para a continuidade dos processos organizacionais.
Existem estudos específicos para cada área, para cada setor e para o momento vivido, da mesma forma as pesquisas trazem pontos relevantes e permitem que as diversas ações sejam medidas, no mesmo ritmo da concorrência ou até mais rapidamente.
A evolução dos mercados traz benefícios para aqueles que enxergam uma grande oportunidade nos desafios das mudanças, o que pode parecer um sonho pode ser alcançado com um bom planejamento e conhecimento.
Conhecer o mercado é saber exatamente:
  • Quem são os concorrentes;
  • Que produtos substitutos podem estar disponíveis;
  • Qual é o ciclo de vida (do produto, do mercado e da própria organização);
  • Demonstra a mudança no comportamento do consumidor;
  • As tendências;
  • As novas tecnologias;
  • Qual é a melhor área geográfica para instalar uma empresa;
  • Que oportunidades não foram enxergadas;
  • Quem é o consumidor e os seus desejos;
  • Que investimentos realizar.
Cada organização pode traçar inúmeros pontos para encontrar o melhor produto ou serviço para ofertar ao mercado, mas os cuidados passam por todas as áreas, sem exceção.
A quantidade de informações também é um fator altamente relevante, saber que o seu excesso atrapalha é fácil, mas encontrar o ponto ideal é o segredo do sucesso de um produto ou serviço, pois cada área necessita de uma gama de informações específicas, ligadas entre si e que influenciam diretamente nos resultados.
Enquanto houver a possibilidade de conhecer o mercado antes do concorrente, pode-se chegar a uma conclusão diferente da inicial, com a de não investir naquele produto, pois as pesquisas apontam que existem muitos concorrentes ofertando o produto, que sua capacidade produtiva necessita de altos investimentos e que o consumidor é fiel.
Também pode-se notar que o mercado está saturado, que o ciclo de vida já está próximo do declínio ou que o consumidor não deseja mais o produto.
Entender o mercado e seu comportamento é um exercício diário, acompanhar os concorrentes é aprender o que pode ser feito, da mesma maneira deve-se respeitar os colaboradores da organização, construindo um planejamento e aplicando-o corretamente, unindo as áreas da organização em um objetivo comum, o sucesso.