19 de junho de 2007

Estratégias de relacionamento em Marketing

Um dos grandes trunfos das organizações atualmente é o relacionamento com clientes, uma forma simples de se obter informações e que traz uma melhoria direta na relação empresa consumidor.
Existem momentos em que o relacionamento pode estar presente em determinados processos da organização, e que as vezes não são percebidos e quando há uma mudança os resultados da organização são reduzidos.
O relacionamento pode estar presente em uma simples entrega de produtos na casa do cliente, para alguns isto é apenas outro serviço, mas quando a equipe de entrega é própria há uma grande diferença, pois seu preparo para lidar com os consumidores pode ser aprimorado.
O que acontece é limitar a ação da organização apenas até a aquisição do produto, tornando a entrega um serviços menos valorizado e que não envolve nenhuma estratégia ou mesmo que é parte do ciclo natural de envolvimento entre a empresa e o consumidor.
O transporte de mercadorias pode ser utilizado para se obter informações e descobrir que desejos ainda não foram atendidos pela organização, como uma grande fonte de pesquisa, pois as pessoas em contato com uma equipe de entrega bem preparada mantém um diálogo e passa informações muito importantes, que em certas empresas não são aproveitadas.
Diariamente são realizadas milhões de entregas e o contato do consumidor com a empresa parece acabar ali, quando na verdade poderia ser estendido com um melhor preparo dos gestores e o conhecimento de que a satisfação do cliente está além da aquisição do produto.
Os inúmeros serviços envolvidos, seja na entrega, atendimento até mesmo uma manutenção, devem fazer parte da estratégia utilizada para o relacionamento mais eficaz e duradouro.
Com a grande concorrência pode-se optar por cortar alguns custos que são taxados de excessivos, e com essa ação, normalmente o transporte pode ser passado para outra empresa, percebe-se que o relacionamento com os consumidores é jogado fora.
Além de compreender melhor o consumidor, a equipe própria troca informações com o consumidor, ouve questionamentos sobre o produto e traz para o consumidor a sensação real de um relacionamento completo.
Enquanto os concorrentes não perceberem este diferencial inserido no processo de entrega, pode-se obter uma vantagem competitiva muito elevada, fidelizando o consumidor e agregando valor aos produtos e especialmente ao serviço da empresa.
O relacionamento é o início de uma parceria formada entre a organização e seu cliente, ouvir e atender aos desejos do consumidor pode ser o foco de muitas organizações, mas para que tudo funcione plenamente deve-se estar atento aos detalhes que ligam o cliente a organização.
Um grande relacionamento é aquele que não acaba, passa de geração para geração por motivos pessoais e que envolvem diretamente a forma de tratamento da organização com o cliente, especialmente hoje, onde os concorrentes sempre buscam estar um passo a frente da sua organização.