20 de junho de 2007

Estudos para desenvolver a logística em Marketing

A logística influencia diretamente o negócio das organizações, trazendo benefícios quando bem estruturada e agregando valor ao consumidor, mas em muitos casos as empresas deixam de lado a logística e perdem grandes oportunidades no mercado.
O próprio conceito de logística é reduzido a transportes, perdendo completamente o seu valor e sendo alvo de uma grande geração de custos para as organizações, na verdade os custos são altos para aqueles que não conseguem entender o mercado, deixam de realizar pesquisas e entender os ciclos de vida existentes.
Existem organizações que preocupam-se realmente com a logística, desenvolvendo métodos e estratégias para que o consumidor fique satisfeito e ao mesmo tempo perceba o valor do produto e do serviço.
Muito além de entregar o produto certo, na hora certa, para o cliente certo e no momento desejado, a logística é, hoje, um grande diferencial a ser utilizado pelas organizações que almejam o sucesso no mercado, permitindo-se investir em estudos e conhecimento sobre as novas tecnologias aplicadas à logística e que trazem resultados já previstos no planejamento.
Toda a estrutura utilizada pela organização deve estar envolvida em um planejamento, este é um dos motivos pelos quais no Brasil a logística é creditada como transporte, a falta do planejamento é cultural e é relacionada com a perda de tempo, quando na verdade um bom plano elaborado traz inúmeras vantagens para qualquer negócio.
Um dos grandes operadores logísticos do Brasil é o Correio, mesmo que para muitos isto pareça incompreensível, percebe-se que toda a estrutura é capaz de realizar um serviço de alta qualidade e com prazos justos.
Enquanto algumas empresas ainda não entendem realmente o quanto deixam de ganhar ao não desenvolver a sua logística, os concorrentes optam por aplicar uma boa soma e desenvolver toda a sua distribuição, criando uma vantagem competitiva e gerando a excelência em logística.
Atualmente existem grandes empresas onde a logística é seu grande diferencial, desde um fabricante de refrigerante como a Coca-Cola até referenciais da moda como a Zara.
O exemplo da Coca-Cola é fruto de um grande trabalho logístico, em qualquer lugar um consumidor sabe que encontrará o produto, mesmo quando isto não é esperado, por sua vez a Zara praticamente elimina a obsolescência de seus produtos, pois com a constante pesquisa realizada acaba com grandes estoques e produz uma variedade muito maior, em um tempo muito reduzido e a um preço acessível ao seu público-alvo.
É natural imaginar que apenas as grandes empresas podem estruturar sua logística para obter diferenciais, mas o mercado deixa em aberto inúmeras oportunidades, mas quando os estudos e planejamentos são descartados, tudo parece muito mais complicado do que realmente é.
Diante da grande concorrência também são percebidos que existem estratégias tão criativas que a logística torna-se parte da cultura de cada colaborador, o envolvimento com a organização e o fato de saber da importância da realização das tarefas no tempo estabelecido dão aos gestores uma facilidade muito maior para planejar.
Em casos como o transporte do soja no Brasil, percebe-se que 13% do total da produção acaba perdido durante a saída do produto nas fazendas até o porto, durante o trajeto as condições das estradas e a distância excessiva geram grandes perdas e não há estudos realizados para melhorar este fato.
A falta do planejamento é o principal fator que atrapalha setores, como a agricultura, da mesma forma nota-se que não há conexão entre os diferentes modais no país, e quando há o tempo parece inimigo porque as organizações sempre estão atrasadas.
Enquanto países como a China desenvolvem de forma estratégica a logística, o Brasil ainda continua vítima de si próprio, sem uma infra-estrutura mínima e com um planejamento elaborado para apagar incêndios.
O maior custo para a logística dentro de uma organização é a falta de investimentos na área, deixando de lado este diferencial é possível perceber que o concorrente sempre está no ponto de venda, independente da região, principalmente porque os investimentos e estudos foram realmente levados a sério por toda a organização.
Outro ponto muito comum é a falta de visão, todos os investimentos devem gerar lucro no dia seguinte, demonstrando que o conhecimento sobre o mercado também é pouco aproveitado, este é o caso de olhar um pouco a história das organizações de sucesso, como no caso da Toyota, onde a cultura permite que uma mudança leve muitos anos e traga resultados positivos.