17 de junho de 2007

A influência das pesquisas internas em Marketing

Normalmente as pesquisas são realizadas com o público-alvo que está fora das organizações, levando para os bancos de dados as informações necessárias para gerar estratégias e atender melhor aos desejos dos consumidores.
Atender aos clientes pode ser uma das razões de ser das organizações, levando ao sucesso e formando um relacionamento profundo e duradouro, onde ambas as partes sentem-se satisfeitas e colaboram entre si para obter os melhores resultados.
Diariamente as pesquisas são tomadas, por uma parte das organizações, como algo externo, que é feito para descobrir o que o cliente deseja, deixando de lado um dos principais elementos de todo o seu sucesso e sobrevivência, seus colaboradores.
Realizar uma pesquisa interna pode auxiliar no aumento das oportunidades, das soluções mais simples, objetivas e claras, auxiliar no desenvolvimento dos processos, entre muitos outros fatores.
Mas para que uma pesquisa interna dê certo, existem elementos que são imprescindíveis para a elaboração do questionário, ou até mesmo uma conversa, que têm como foco entender qual é a atua situação da organização como um todo.
Mesmo assim existem colaboradores que ainda são avessos às pesquisas internas, colocando o achar em primeiro lugar, não dando respostas fiéis às suas idéias e até mesmo guardando sugestões porque não confia neste ou naquele profissional que está ali ao seu lado diariamente.
Ainda existem aqueles que imaginam que as suas questões são irrelevantes para a organização, pois esquece-se do principal, o trabalho de um influencia diretamente no trabalho realizado pelos demais, e com isso acha que sua importância é menor.
Os fatores que levam a uma resistência maior são frutos de gestores menos preparados para lidar com pessoas, que têm seu foco somente em produção e resultados, ou ainda desejam somente estar no poder porque assim acham que são superiores.
Com o passar dos anos e uma mudança percebida em várias organizações, chega-se a compreender melhor o quanto há entre os modelos de gestão mais antigos e os que são introduzidos atualmente, as diferentes opiniões podem gerar conflitos, pois em certos momentos a cultura organizacional pode parecer imutável e a resistência é sentida.
Um dos grandes desafios dos novos modelos de gestão pode ser exatamente trabalhar com toda a organização, demonstrando que não há trabalho menor ou maior, mas que todos são igualmente importantes, mesmo que para alguns um cargo não seja o seu objetivo real.
O conhecimento e a disciplina utilizados diariamente podem auxiliar a compreender melhor que as organizações só existem devido as pessoas que estão presentes diariamente, para que um simples processo continue e traga os resultados esperados por todos.
Como há um receio em muitas organizações em descobrir o que seus colaboradores pensam da própria organização, deve-se contratar uma equipe externa de pesquisa, sem interferência dos gestores, e também sem sua presença no local da pesquisa, permitindo encontrar as respostas mais verdadeiras.
É um caminho a ser percorrido e que trará muitos frutos ao longo do tempo, especialmente se a sua organização puder compreender realmente que o sucesso de uma única pessoa não é conquistado sozinho, mas sim com um trabalho coletivo, se não fosse desta forma não haveria a necessidade de outras pessoas no planeta, nem mesmo para adquirir os produtos.
Em uma pesquisa todas as respostas são geradoras de melhoria contínua, tornando um processo ou mesmo uma atitude mais adequada ao momento e permitindo o crescimento de todos, trazendo as melhores respostas quando as perguntas corretas são feitas.