1 de junho de 2007

Marketing e o desejo de criar uma empresa

Empreender é um gesto que exige muito conhecimento e estudo, claramente no Brasil este é um impulso obrigatório a todos e que acaba influenciando diretamente na percepção do mercado e escolha do negócio.
Com uma cultura imposta de que todos devem empreender, o brasileiro acabam lançando-se em um mercado altamente competitivo e sem preparo, sem um estudo de mercado, sem análises que apontem as oportunidades e sem conhecer o público-alvo, concorrentes, fornecedores etc.
Em meio a esta corrida, especialmente pressionado e sem preparo, o brasileiro desconhece inúmeros pontos que podem facilitar a criação da sua empresa, e com isso descobre-se que de cada 10 empresas criadas em 1 ano 50% delas fecham, e em 5 anos de mercado o fechamento das empresas chega a 80%, causando efeitos devastadores na economia e na vida das pessoas.
Fatores como este são frutos de desconhecimento, e ao ficar desempregado o brasileiro parte, por influência, para a busca do seu próprio negócio, deixando de lado os estudos e conhecimentos necessários na área em que pretende atuar.
Um dos primeiros pontos em que as pessoas pensam é montar um negócio que hoje faz sucesso, parecendo que desta maneira também irá conseguir seu espaço, mas o que pode ocorrer é a divisão de clientes, nenhum dos concorrentes terá como evitar que os lucros acabem reduzidos e até corram o risco de fechar seu empreendimento, por fatores que são conhecidos e não podem ser evitados, como:
  • A criação de uma empresa dentro do raio já estudado pelo outro empreendedor, o que reduz o número de cliente;
  • Competição direcionada pelo preço, sem levar em conta os custos, impostos etc.;
  • Qualidade de atendimento no ponto de vendas.
Também existem aqueles que procuram conhecer o mercado, estudam as possibilidades e encontram suas oportunidades, mesmo passando por uma dificuldade presente durante toda a vida da empresa como a carga excessiva de impostos.
Mesmo assim há uma preocupação com todos os pontos, entre eles:
  • Estudar as oportunidades: encontrar o que é realmente um produto ou serviço que ainda não há no mercado, ou então especializar-se em um determinado segmento ou nicho de mercado;
  • Desenvolver-se ao longo do tempo: nem mesmo o empreendedor de uma micro empresa pode deixar de evoluir, mesmo que seu público-alvo seja fiel sempre há o que ofertar, seja um melhor atendimento, um produto ou serviço diferenciado e até mesmo ações que possibilitem ao cliente lembrar da marca quando lembrar do produto;
  • Conhecer os clientes: mesmo que seja simples, sempre há a necessidade de se implantar um programa de gerenciamento do relacionamento com clientes (CRM), um exemplo são as antigas mercearias, padarias e lojas onde o cliente sempre volta porque sabe que ali o atendimento é ajustado a ele, única e exclusivamente.
No mercado existem oportunidades que são mais atraentes para quem está iniciando suas atividades, atendendo um público-alvo e crescendo com planejamento.
Um outro exemplo que se pode citar é o que é feito em países como os Estados Unidos, onde, antes de iniciar seu negócio, o empreendedor já deve ter em mãos o seu plano de negócios, para que os próprios órgãos que permitem a criação da empresa apontem o melhor local a ser instalada a empresa, se o público-alvo é suficiente, se não irá interferir no raio dos concorrentes e até mesmo mudar o negócio, como passar de um público adulto para o jovem, facilitando o desenvolvimento do negócio e permitindo que a sobrevivência da empresa seja uma certeza.
Logicamente o modelo dos Estados Unidos é mais desenvolvido por certas características, mas alguns fatores podem ser copiados e utilizados para auxiliar aos empreendedores no simples fato de manter sua empresa viva, mesmo com uma grande concorrência.
Um outro aspecto que se pode notar é que em 95% das empresas que dão certo sempre foi feito um plano de negócios, foram estudadas as variáveis e a sorte foi fruto do trabalho árduo e diário do empreendedor.
O conhecimento é importante, mas a sabedoria com a qual será usado também influencia diretamente no resultado final.