5 de junho de 2007

Marketing não é feito com feeling

Elaborar estratégias com base em impulsos traz resultados inesperados e que atrapalham o desenvolvimento e crescimento organizacional, mesmo assim ainda existem pessoas que acreditam que com base em sentimentos (feelings) podem conquistar algo no mercado.
Até hoje somente uma pessoa consegue viver única e exclusivamente de feelings, esta pessoa é o músico Morris Albert.
Em uma era onde as pessoas se julgam conhecedoras e sábias ainda existem aquelas que acreditam que o mercado aceita produtos elaborados com base no que é um sentimento, de certa maneira ter sentimento para criar algo é extremamente importante e não há como criar nada sem sentimentos, mas sem pesquisar ou compreender o mercado transforma uma idéia que pode ser trabalhada em uma tentativa com grandes chances de fracasso.
Neste mercado altamente competitivo percebe-se que o maior desafio não está em criar o produto perfeito, mas dar aos clientes o seu objeto dos desejos, uma vez que cada pessoa têm uma percepção diferente e com isso o que é bom para um pode não ser para os demais.
O sucesso dos produtos depende dos estudos, das pesquisas e do incentivo a gerar novas idéias, e é fácil perceber que não há nenhum produto novo no mercado, todos eles utilizam conhecimentos já fundamentados na sociedade e apenas aplicam de maneira diferente, os gregos, na antigüidade, já afirmavam que não há mais nada no planeta para ser inventado.
Da mesma forma com que uma idéia possa parecer genial em seu princípio, é altamente recomendado buscar orientação, elaborar um estudo, descobrir se há um público-alvo desejando aquele produto recém pensado.
Para algumas organizações os investimentos em pesquisas dão novas fontes para aplicar seus conhecimentos, melhorar continuamente os produtos é um dos projetos que mais se destacam e o kaizen sempre demonstra que tudo pode ser melhorado sempre.
Existem setores em que a evolução tecnológica pode significar um grande avanço e trazer diferenciais para os produtos, da mesma maneira também deve-se pesquisar se o consumidor quer aquele produto daquela forma.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e com um conhecimento sobre os produtos e serviços muito maior e troca informações com seus amigos, faz comparações entre produtos similares e analisa qual é o melhor para si.
Uma grande oportunidade pode surgir quando alguém se dedica a procurá-la, levando em conta:
  • As pesquisas;
  • Que processos serão necessários para produzir;
  • Como distribuir;
  • O grande diferencial do produto;
  • O público que deseja o produto.
Todas as idéias podem ser válidas quando há uma base sólida e que traga dados reais da oportunidade encontrada, o que permite a organização investir mais tempo e pessoas em pesquisa e desenvolvimento.