14 de junho de 2007

Marketing para pensar em mudanças

As transformações estruturais das organizações permitem ampliar os mercados de atuação, encontrar as oportunidades e levar ao consumidor o produto desejado, e como se sabe, toda mudança gera um desconforto inicial para todos, trazendo ao final do processo um resultado maravilhoso quando há planejamento e preparo.
Mudar é um ato que leva o ser humano a sentir-se perdido, uma crise é anunciada quando esta simples palavra entra em uma organização, pois, com o passar dos anos, especialmente na pré-história, o homem fixou um lar e iniciou um processo onde tudo estava ao seu lado, sem haver a necessidade de deslocar-se para encontrar o que era vital para a sua sobrevivência.
Esta cultura foi positiva ao criar hábitos como o cultivo e também a criação de animais, mas há pontos que deveriam permanecer, um deles a busca por mudar constantemente e evoluir.
Uma mudança exige dedicação, compreensão e o desejo de melhorar, em alguns países as mudanças acabam engavetadas porque existe uma cultura de que "se não der certo em um ou dois meses, não dará mais certo", questões de conceitos que são repassados por gerações e que "acham" corretos.
Diante das diversas culturas encontradas em ambientes organizacionais, percebe-se que algumas empresas optam por se inventar diariamente, criam novos processos, melhoram o relacionamento com os consumidores, atendem os desejos do mercado, ampliam suas fatias e ainda assim encontram tempo para mudanças.
Para mudar podem ser determinados alguns pontos, entre eles:
  • Pessoas: deixar de lado a cultura do "está bom" pode ser trabalhoso, mas trará resultados espetaculares para todos, naturalmente as pessoas relutam em aceitar uma mudança, são hábitos de anos e anos que devem ser trabalhados e estruturados para incentivar até mesmo a criatividade coletiva e individual;
  • Estudos: com o desenvolvimento do conhecimento há uma oportunidade de implantar mudanças em uma organização, o que também percebe-se é que em algumas organizações o pessoal que trabalha na linha de produção aceita muito mais facilmente a mudança do que altos executivos, por isso é importante desenvolver um trabalho englobando todos os colaboradores, especialmente aqueles que "acham" saber tudo;
  • Resultados: o que a empresa pretende com aquela mudança, é fundamental ter um planejamento, organizar cada passo e cada acontecimento, pois a mudança ocorre com o tempo e não da noite para o dia, implantar uma mudança é possível quando todos estão preparados para fazê-lo, iniciando pela pessoa que determinou este projeto;
  • Visão: inicialmente a mudança pode reduzir ou dificultar alguns processos na organização, por isso a sua implantação é feita pra um longo prazo, da mesma forma, todos os colaboradores devem entender o processo e participar das decisões tomadas, integrando a organização e gerando um caminho comum a todos.
Quando a mudança é vista como um benefício para todos, elimina alguns pontos de resistência do ser humano, permite a compreensão e traz novos horizontes e aprendizados para todos, desde o presidente da organização até um colaborador da linha de produção.
As mudanças sempre devem ser feitas de dentro para fora, iniciando-se nas pessoas e partindo para a organização como um todo, melhorando continuamente o relacionamento entre as áreas e permitindo que a organização trabalhe de maneira organizada.
E quando alguém achar que não dará certo, é melhor fazê-la pensar, entender todo o processo do início, meio e fim, pensando realmente na importância das mudanças e não achando algo pelo caminho porque há uma preguiça de pensar.