28 de junho de 2007

O conhecimento e as organizações em Marketing

Elaborar estratégias é um processo que visa unir todas as áreas da organização, também tem como influência o mercado e concorrentes, mas algumas organizações tendem a deixar de lado o conhecimento da própria organização, levando em conta apenas o ambiente externo.
Há situações onde o simples fato de conhecer melhor a organização já amplia a forma de observar o mercado, algumas práticas podem ser inseridas, melhoradas ou eliminadas, mas para isso é necessário saber qual é a influência real de cada processo na cadeia existente dentro da empresa.
Em certo momento o mercado passa a cobrar mais daquelas organizações que deixaram de se preocupar com o seu interior, ao deixar de realizar mudanças necessárias, ao não investir no treinamento dos colaboradores, ao permitir que as áreas briguem entre si etc.
Cada área da organização influencia diretamente o desempenho da outra, mesmo que não haja contato entre elas, algo comum em organizações que determinam responsabilidades exclusivas de um ou outro "departamento".
Desde a elaboração do planejamento percebe-se qual organização preocupa-se realmente com toda a sua estrutura, que desenha suas estratégias em conjunto e permite que a organização trabalhe de forma sincronizada.
Os caminhos escolhidos, determinados pelos dados obtidos em pesquisas, determinam quais variáveis necessitam mais atenção, mesmo sabendo que todas as informações são importantes igualmente, mas saber o que acontece no mercado e como a concorrência se comporta traz vantagens para elaborar um planejamento mais adequado.
As estratégias internas devem estar alinhadas com o ambiente externo, com base em informações concretas e que permitem encontrar o equilíbrio perfeito para a ação da organização.
Como o mercado está sempre mudando, assim como os consumidores saltaram à frente das organizações, pode-se notar que o relacionamento passa por um momento crítico, em que o consumidor está mais exigente e poucas organizações estão preparadas para trabalhar com um relacionamento intenso.
Da mesma maneira a organização têm uma relação com o mercado mais complexa, os concorrentes podem ganhar mais espaço por implantarem práticas simples mais facilmente, devido a cultura mais flexível ou ao compromisso entre os colaboradores, as áreas e o sucesso da organização.
Para que a organização possa melhorar seu desempenho, são necessárias algumas medidas que visem dar aos colaboradores uma visão por completo, como:
  • Existem pessoas que pesquisam e estudam o mercado;
  • Existem aquelas que transformam os dados em estratégias;
  • Há pessoas que cuidam da logística;
  • Os engenheiros da produção têm suas necessidades de informações específicas;
  • Há uma equipe de pesquisa e desenvolvimento de produtos;
  • Os colaboradores da linha de produção têm soluções práticas;
  • Todos os departamentos devem conhecer um pouco de finanças;
  • Os sistemas de informação devem fornecer os dados corretos para a área correta;
  • O treinamento deve ser constante;
  • Quem são os concorrentes;
  • Como lidar com os fornecedores.
Existem outros pontos que podem ser levantados, de acordo com o negócio da organização, seu mercado e suas necessidades específicas, porque cada organização é única, mesmo com concorrentes que fabricam um produto muito similar.
O conhecimento supera as dificuldades quando compartilhado, principalmente quando a concorrência o faz, permitindo que ao menos a sua organização acompanhe o mercado, preparando-se para tomar a frente ao estudar e se dedicar mais.