30 de junho de 2007

O valor dos estudos em Marketing

Compreender exatamente o que acontece com um mercado pode gerar muitas dúvidas, principalmente pela sua dinâmica, a cada determinado tempo surgem novos produtos e serviços, encontram-se novas aplicações para o que já é conhecido e os estudos acabam se aprofundando.
Relacionar as inúmeras variáveis existentes é um exercício diário, faz parte dos estudos constantes efetuados ao longo do ciclo de vida, do mercado, do produto ou da própria organização, logicamente cada momento influencia de forma distinta o conjunto de ações.
Ao encontrar soluções mais simples e práticas, uma organização apenas atesta que houve um estudo dedicado, mesmo que para algumas pessoas o fruto da solução venha de uma única cabeça.
Em um mercado altamente competitivo, o hábito de estudar as suas variáveis é parte integrante da cultura organizacional direcionada ao sucesso, pois com dedicação, disciplina e determinação inúmeros pontos são analisados e um produto ou serviço pode ser lançado.
Além dos novos produtos ou serviços, também podem ser encontradas diversas aplicações para todos os objetos ofertados pela organização ao mercado.
Alguns dos pontos que devem ser constantemente estudados são:
  • A própria organização: todos os colaboradores, desde as pessoas da linha de produção até o presidente, devem conhecer a organização por completo, o trabalho de um interfere diretamente no do outro, mesmo que algumas pessoas não enxerguem este detalhe, ainda assim saber quem você é, o que você faz, para quem você oferta o produto, que serviços você presta, como você se relaciona com clientes e demais integrantes da organização torna a compreensão do conjunto das áreas mais simples;
  • Os concorrentes: se você não sabe o que o concorrente está fazendo, ele sabe o que você faz, cada estratégia deve ser elaborada com conhecimento, da sua organização e dos concorrentes, pois além de atender aos desejos no mesmo mercado, o concorrente faz com que você se dedique muito mais;
  • Os fornecedores: quando você sabe quem é seu fornecedor tem maiores chances de ofertar ao mercado produtos e serviços melhores que os concorrentes, é um desejo de cada pessoa e organização oferecer o melhor produto para o consumidor, logicamente toda a cadeia de valor deve ser realmente valorizada, trazendo benefícios para a organização, que desta forma poderá atender melhor aos clientes, o fornecedor é um parceiro, que acompanha o crescimento e desenvolvimento, melhorando continuamente, assim como a organização;
  • O mercado: as variáveis que geram oportunidades estão disponíveis a todas as organizações, ainda assim os estudos direcionados a compreender o mercado são poucos, além das leis de oferta e demanda, existem barreiras impostas por alguns países, reduzindo a chance de exportar, não há um planejamento elaborado e com isto a empresa está presa às decisões de quem tem o hábito de planejar, os impostos interferem diretamente na atualização do maquinário ou importação de insumos, especialmente quando não há desenvolvimento científico e tecnológico disponível para evitar a importação;
  • Conhecimento: ter conhecimento e não aplicá-lo é o mesmo que não tê-lo, desta forma é necessário que a organização tenha em seu planejamento a abertura para que as informações circulem corretamente entre as áreas e que todos cresçam conjuntamente.
Desfrutar das oportunidades é um desejo para muitas organizações, mas estas organizações precisam entender a si próprias, saber sua razão de existir, o que produzem e se há alguém disposto a adquirir seus produtos ou serviços.
Conhecer todas as variáveis que interferem diretamente no desempenho da organização pode parecer difícil, desta forma pode-se observar que as informações ficam trancadas em bancos de dados ou na mão de pessoas sem preparo para lidar com a era do conhecimento, pois "acham" que a informação é poder em suas mãos, quando na verdade a informação só é poder quando todas as pessoas da organização têm acesso a ela, enriquecendo a informação e compreendendo melhor como a sua ação interfere nas demais áreas.