29 de junho de 2007

Organizações e colaboradores criativos em Marketing

Encontrar uma boa oportunidade em um mercado requer muita visão, estudos constantes, planejamento e um público-alvo para o novo produto ou serviço.
Mesmo com uma grande concorrência por um mercado em comum, podem existir inúmeras oportunidades que são deixadas de lado pela falta de percepção, mas também existe o desejo de fazer com que o produto ou serviço seja um sucesso já na data de lançamento.
Estudar o mercado possibilita minimizar as chances de fracasso, conhecer melhor as características de um mercado faz com que a organização pare e reflita sobre suas ações para:
  • Conquistar aquela fatia de mercado;
  • Saber quais serão os concorrentes;
  • Definir como posicionar a sua marca;
  • Determinar que fornecedores utilizar;
  • Estruturar como será a distribuição;
  • Escolher em que ponto ofertar;
  • Se irá utilizar ou não os clientes da sua base de relacionamento;
  • Estudar que investimentos são necessários.
Muitas vezes uma oportunidade está justamente em ofertar um produto para um público-alvo específico, diferenciar-se dos concorrentes mais próximos, como em lojas ou mercados de bairros, onde o conhecimento do mercado pode ser aplicado, os consumidores são fidelizados e na maioria dos casos os gestores nem sabem o porquê.
É natural compreender que o desejo de criar algo mundialmente conhecido faz parte de cada empreendedor, mas também deve-se ter em mente que todas as grandes empresas atuais iniciaram suas atividades como uma pequena empresa, cresceram ao longo dos anos e hoje servem de modelo para inúmeros empreendedores.
Da mesma maneira com que se busca encontrar uma oportunidade, deve-se estar atento a possibilidade de copiar uma estratégia do concorrente, um erro comum e que ocorre devido às diferenças de cultura, da visão do gestor e da forma como é implantada.
Com um planejamento bem adequado, abrem-se oportunidades para que os colaboradores tornem-se fontes de idéias, tragam para dentro da organização informações que não aparecem em pesquisas e já tenham naturalidade para sentirem-se parte da organização.
Em algumas empresas os colaboradores são fundamentais para a geração de novas idéias, para produtos ou serviços, há um incentivo a criatividade e cada idéia é analisada em detalhes.
Logicamente este é um exercício diário, fundamentado na cultura organizacional, com base em experiências de muito sucesso e que tornou-se um dos grandes diferenciais da organização, envolvendo todos os colaboradores e valorizando seu potencial individual.
As maiores oportunidades sempre estão dentro das organizações, na mente de seus colaboradores, que, desde que recebam mais informações da organização, podem gerar novas idéias de produtos e serviços para um mercado que os deseja.
Para uma organização tornar-se grande há um caminho a percorrer, planejamentos a seguir e estudos a serem realizados, dando um passo de cada vez e construindo uma base mais sólida e duradoura.