6 de junho de 2007

Pontos que influenciam as decisões em Marketing

Analisar o mix de Marketing é um dos pontos que pode levar a descobrir possíveis diferenças na elaboração e definição de cada P, desta forma há a possibilidade de compreender os motivos que redirecionaram os produtos ou serviços para outro público-alvo ou simplesmente deixa o produto na prateleiras e os serviços sem procura.
Um dos grandes segredos está em buscar informações constantemente no mercado, permitir que o consumidor participe de pesquisas que direcionem para o melhor caminho.
Mesmo que a concorrência seja competitiva, existe espaço para disponibilizar um produto ou serviço muito bem alinhado em seus 4 P´s.
Mesmo assim é possível estudar o mercado como um todo, coletar dados que direcionam a organização e permitem uma avaliação mais profunda do próprio mercado e de como o consumidor percebe o produto ou serviço.
Diante das inúmeras pesquisas realizadas também nota-se que a influência direta do mercado no resultado final é grande, por isso é importante avaliar muito bem:
  • Concorrentes: independente do ramo todas as organizações possuem concorrentes, também existem muitos pontos que podem ser comuns entre a sua empresa e a concorrência, algumas incluem os produtos, a distribuição, as promoções etc.;
  • Consumidores: apenas produzir não é suficiente, o consumidor conhece muito bem os produtos e serviços, da sua empresa e da concorrência, por isso é muito importante saber exatamente o que o consumidor deseja adquirir e o quais fatores auxiliam o consumidor a tomar a decisão pelo seu produto;
  • Logística: para alguns a distribuição pode não ser importante, assim como as demais áreas da organização, mas este é um dos pontos que também são a diferença entre a sua e as outras empresas, o melhor processo de distribuição é reflexo da busca pela excelência.
A concorrência auxilia em inúmeros pontos a organização a desenvolver-se e encontrar oportunidades no mercado.
Quando as organizações tendem a entender uma oportunidade como um problema, acabam deixando para a concorrência um mercado específico, por falta de visão e distorção da definição de algumas palavras.
Para que todas as estratégias estejam alinhadas perfeitamente, o planejamento deve ser claro, de fácil compreensão e com dados altamente relevantes, pois as perguntas são mais importantes que as respostas.
Sempre que possível, devem ser avaliados pontos como:
  • Quem é o público-alvo;
  • Onde está o público-alvo;
  • Como levar o produto até o público-alvo;
  • Como fazer o atendimento no ponto de venda;
  • O produto ou serviço é desejado pelo público-alvo;
  • Como posicionar o produto em relação à concorrência.
Muitos outros pontos devem ser analisados, e com isso as estratégias serão alinhadas profundamente, permitindo ofertar no mercado o que é realmente desejado.
Em certos momentos a concorrência pode ser a referência mais relevante no mercado, evitando mercados saturados, encontrando novos nichos e priorizando os desejos dos consumidores.