26 de junho de 2007

Questões de pesquisa em Marketing

Coletar e analisar os dados obtidos em uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor é um exercício que requer inúmeros cuidados, principalmente quando a concorrência pode enxergar uma oportunidade antes da sua organização.
Diariamente são realizadas inúmeras pesquisas, dados coletados são revistos, utilizados e suas informações são aplicadas em estratégias que visam ofertar aos consumidores os objetos de seus desejos.
Acompanhar o processo que irá filtrar as informações é essencial, deve estar presente, pois cada uma das áreas necessita de uma gama específica de informações, que tragam um complemento aos estudos já realizados e apontem um caminho que irá ao encontro das idéias do cliente.
Sempre que pesquisas são realizadas, percebe-se que há informações que não são utilizadas, e em alguns casos, são jogadas fora, talvez por descuido, talvez por desconhecimento da sua importância.
É evidente que certos dados podem não apontar a melhor solução neste momento, ou que dêem uma visão do que será desejado no futuro, mas cabe aos profissionais perceber o valor de cada dado, utilizando-o hoje ou futuramente.
Muitas soluções colocadas no mercado antes do tempo podem fracassar, o consumidor ainda não estava preparado para lidar com aquele produto, ou o momento de lançá-lo foi baseado em um erro na elaboração da pesquisa.
Algumas organizações já colocaram no mercado produtos que, em pesquisas, obtiveram bons resultados, mas que iriam substituir um produto, e esta informação não foi colocada para o consumidor durante a pesquisa.
Há uma grande diferença entre o consumidor gostar de um produto e passar a adquirí-lo, e são as questões que faltam em pesquisas que levam aos erros estratégicos.
Elaborar uma pesquisa requer inúmeros cuidados, os detalhes podem determinar o sucesso ou não da coleta de dados, bem como levar a organização ao erro com base em uma pesquisa elaborada sem muitos cuidados.
As pesquisas direcionam a empresa para o caminho encontrado dentro das questões, apenas saber se o cliente gosta de um produto não adianta, pois existem exemplos onde o gostar não significa adquirir, devido a inúmeras variáveis.
O sucesso de uma pesquisa, e conseqüentemente do produto ou serviço, tem como base as questões feitas, o que parte de dentro da organização e que deve ser resultado de estudos bem aplicados e de muita atenção.