25 de junho de 2007

Redução do ciclo de vida em Marketing

As organizações percebem que a cada ano o ciclo de vida dos produtos é menor, a atualização deve ser constante, as mudanças provocadas pelo maior conhecimento adquirido pelo cliente são visíveis e transformam a pesquisa e desenvolvimento em uma constante nas organizações.
As exigências, do mercado e do consumidor, atingem patamares elevados e crescentes, acompanhar o desenvolvimento tecnológico é uma forma de melhorar os produtos ofertados, mas também podem ser tomadas decisões que melhorem o atendimento ao cliente no ponto de venda, gerando mais valor e possibilitando a fidelização de consumidores.
Durante esta transição percebida nas organizações, pode-se compreender melhor aquelas que estão preparadas para mudar seu modelo de gestão, quebrando paradigmas e ampliando sua vantagem sobre os concorrentes.
Há setores em que o atendimento pode estar evoluído e agregar muito mais valor, principalmente quando o valor é realmente percebido pelo cliente, como exemplo uma loja distante de sua casa, onde um atendimento diferenciado chama a atenção e traz você até o ponto de venda, porque existem inúmeros fatores que agregam valor e permitem que você sinta-se em casa.
O relacionamento com os consumidores está ligado diretamente com a cultura organizacional, com as pessoas que trabalham diariamente, desde a linha de produção até o ponto de venda, formando uma organização unida por completo.
Logicamente há modelos em que os, ainda existentes, departamentos criam muros dentro das organizações, geram perdas irreparáveis e dão de presente à concorrência seus consumidores.
Uma das tendências, que ainda não têm grande penetração no Brasil, é a aquisição de produtos pela internet, além do brasileiro preferir o contato entre as pessoas, há outros riscos envolvidos.
O que pode ser notado é que a procura por produtos na internet está crescendo, tendo em vista o grande número de pesquisas realizadas por consumidores, para:
  • Comparar os atributos;
  • Qual é o ponto de vendas que mais se encaixa em seu perfil;
  • Que diferenciais há no produto;
  • Buscar informações mais detalhadas.
As informações procuradas para selecionar o produto ideal variam de pessoa para pessoa, trazendo um conhecimento adquirido pelas pesquisas e com amigos, mas que influenciam diretamente na vida daquele produto no mercado.
Atualizar o produto é imprescindível às organizações, pois os diversos públicos optam por adquirir seu objeto de desejo em tempos diferentes do ciclo de vida.
Investir em pesquisas permite que as organizações tenham dados atuais dos desejos dos consumidores, evita que os produtos fiquem parados no tempo e que novas fatias de mercado sejam conquistadas.
Com um consumidor mais exigente, os produtos envelhecem mais rapidamente, talvez por não possuírem uma qualidade que alongue o ciclo de vida ou porque sejam encarados como necessários para um pequeno momento da vida de cada pessoa.
Os produtos vivem de acordo com o valor percebido pelos consumidores, alguns são descartáveis em poucos meses, outros mantém-se no mercado por anos, conseguem fixar sua marca e trazer atributos que acompanham a evolução natural do mercado.