25 de julho de 2007

As diferenças em pesquisa de Marketing

Encontrar as melhores oportunidades é um exercício diário e muito bem-vindo em qualquer organização, logicamente este processo se dá ao desenvolver pesquisas constantes no mercado, com seus consumidores e também dentro da organização.
Algumas vezes os colaboradores podem trazer um conhecimento muito mais profundo sobre os produtos do que é imaginado, o que acaba se tornando uma surpresa para alguns gestores e traz uma grande oportunidade para a organização, utilizar o conhecimento que existe dentro da própria organização.
Além de pesquisar constantemente o mercado, manter contato com os clientes, deve-se tomar cuidado com outros aspectos organizacionais, pois nem sempre o mercado é dimensionado corretamente, o que atrapalha os demais processos.
Também existem os concorrentes que podem encontrar novas oportunidades, ampliando a sua fatia de mercado, conquistando mais consumidores e fixando sua marca de maneira mais fácil.
Ainda assim as organizações podem lançar seus novos produtos no mercado e aguardarem o resultado, sem um referencial de quantos produtos o mercado irá absorver e com isso a produção acaba sofrendo uma pressão desnecessária ou então a linha fica parada, devido ao baixo consumo.
Encontrar o ponto ideal entre a demanda e oferta é fruto de muita pesquisa, da mesma forma não há como impedir que o consumidor escolha outro produto ou decida não adquirir mais o produto, são fatores do comportamento que, nem sempre, podem ser medidos ou percebidos.
Desta forma percebe-se claramente o poder que a informação dos amigos pode influenciar uma decisão, as dúvidas são naturais a todos, assim como o gosto por este ou aquele produto ou marca, mesmo assim a prospecção de cliente deve ser tomada como um referencial, desde que a pesquisa tenha sido bem elaborada e a pergunta correta feita.
As pesquisas sempre apontarão pequenas diferenças de opinião do consumidor, levando-se em conta a pergunta elaborada, o momento em que é realizada e a atenção dada pelo cliente às questões, desta forma outras variáveis são notadas, mas nem sempre podem ser observadas em um formulário de pesquisa.