8 de julho de 2007

A atenção dada aos fornecedores em Marketing

Selecionar adequadamente os fornecedores é um fator muito relevante para o sucesso de uma organização, pois com produtos cada vez mais iguais, percebe-se que a busca por diferenciais é uma constante e traz maiores responsabilidades na escolha da organização que irá entregar para a sua empresa a matéria-prima.
Os fornecedores, atualmente, são tão importantes quanto os ajustes de processos dentro da linha de produção, gerando, com isso, uma integração entre inúmeras organizações que têm como objetivo ampliarem suas fatias de mercado e atender aos desejos do consumidor.
Diante da grande concorrência existente no mercado globalizado, pode-se chegar a conclusão de que a seleção correta dos fornecedores permite evitar que o concorrente possa ofertar um produto melhor que o seu.
As diversas variáveis do mercado influenciam diretamente na escolha de um bom fornecedor, como:
  • A qualidade da matéria-prima;
  • Capacidade de atendimento da demanda;
  • Reconhecimento da marca;
  • Cultura similar entre a empresa e o fornecedor;
  • Inovação;
  • Melhoria contínua;
  • Localização geográfica;
  • Materiais menos agressivos ao ambiente.
Os fornecedores devem receber muita atenção das organizações, principalmente quando a empresa deseja ampliar seus mercados, obter vantagens frente aos concorrentes e ofertar produtos reconhecidos pelo consumidor como de boa relação entre os benefícios e custos.
Um outro ponto que deve ser levado em consideração é o de que seus fornecedores devem acompanhar seu crescimento no mercado, permitindo que ambos ganhem.