1 de julho de 2007

Criar indicadores em Marketing

Criar indicadores para conhecer melhor a organização é uma forma de melhorar continuamente os processos, elaborar estratégias com base em dados mais sólidos e gerar uma confiança maior nas informações utilizadas diariamente.
Há inúmeros fatores que interferem na implantação de indicadores, especialmente quando a área em questão deve mensurar aspectos intangíveis da organização.
Em certos momentos há uma resistência natural sobre os dados demonstrados, mas com indicadores de desempenho pode-se mudar o ponto de vista tomado anteriormente, com base em conceitos pré-definidos e sem uma base de conhecimento mais aprofundada.
Geralmente os conflitos existentes sobre a veracidade dos dados se dá porque uma área desconhece completamente a outra, ou então os profissionais sem preparo que ocuparam o posto anteriormente não conseguiam demonstrar numericamente os resultados obtidos.
Desta forma uma campanha para ampliar o conhecimento de uma marca pode ser taxada como desperdício, mas quando são criados indicadores ligados ao processo e chega-se a um resultado, pode-se compreender melhor qual foi o percentual acrescido e como é a visão dos consumidores sobre aquela marca.
Mas para iniciar um processo de elaboração de indicadores deve-se conhecer muito bem o que se procura, há várias formas de se criar um indicador, mas seus resultados podem apontar um saldo positivo ou negativo, mesmo assim deve-se estar atento quanto ao público pesquisado, às ações tomadas e à forma encontrada para criar um indicador.
A pesquisa pode auxiliar a elaborar um indicador apropriado ao contexto desejado, trazendo uma experiência e ajustando os parâmetros ao objeto em questão.
Existem alguns passos que podem auxiliar a elaborar um indicador, entre eles:
  • Qual a necessidade do indicador;
  • O que irá medir;
  • Por que utilizar o indicador;
  • Que ajustes podem ser realizados para melhorar a mensuração do indicador;
  • Como padronizar a coleta de informações.
Cada indicador carrega a responsabilidade de trazer dados confiáveis, logicamente o início do processo aponta a direção que será tomada, mas em certos casos um indicador elaborado com erros trará resultados distorcidos.
Como cada organização é única, devem ser criados indicadores únicos, de acordo com a cultura da organização e combinando as inúmeras ferramentas disponíveis.